Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/12982
Título: | O tratamento dado à heterogeneidade das aprendizagens nos anos iniciais do ensino fundamental |
Autor(es): | Teixeira, Andreza Ramos |
Orientador(es): | Mendes, Solange Alves de Oliveira |
Assunto: | Alfabetização Letramento Educação de crianças |
Data de apresentação: | 10-Dez-2015 |
Data de publicação: | 28-Abr-2016 |
Referência: | TEIXEIRA, Andreza Ramos. O tratamento dado à heterogeneidade das aprendizagens nos anos iniciais do ensino fundamental. 2015. 49 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | Este estudo investigou concepções da prática docente quanto às dificuldades de aprendizagem enfrentadas por alunos do Bloco Inicial de Alfabetização como, também, analisou as estratégias docentes para lidar com a heterogeneidade das aprendizagens sobre a leitura e a escrita.Recorre-se a algumas contribuições teóricas, tais como: Soares (1998); Morais (2012; 2005); Oliveira-Mendes (2011; 2010; 2004); Ferreiro; Teberosky(1985) Silva; Castanheira(2005); Leal(2005); Silva(2012), entre outros autores. O intuito foi realçar alguns aspectos teóricos relativos ao tema. Como instrumento metodológico, utilizou-se a entrevista de grupo focal, que,Segundo Power e Single (1996, p.449), é “um conjunto de pessoas selecionadas e reunidas por pesquisadores para discutir e comentar um tema, que é o objeto de pesquisa, a partir de sua experiência pessoal”. Participaram da pesquisa três professoras dos três anos do Bloco Inicial de Alfabetizaçãode uma instituição pública situada em Ceilândia no Distrito Federal. Os resultados, de um modo geral, apontaram para a utilização de diferentes recursos didáticos e o agrupamento dos alunos para a diversificação de atividades, priorizando o atendimento dos diferentes ritmos de aprendizagem e o avanço dos educandos. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons