Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12967
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_ IaraFariasBarretodeSousa.pdf2,88 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Possibilidades e desafios da aprendizagem colaborativa em sala de aula no primeiro ano do ensino fundamental
Autor(es): Sousa, Iara Farias Barrêto de
Orientador(es): Freire, Sandra Ferraz de Castillo Dourado
Assunto: Alfabetização
Aprendizagem
Ensino fundamental
Aprendizagem colaborativa
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 27-Abr-2016
Referência: SOUSA, Iara Farias Barrêto de. Possibilidades e desafios da aprendizagem colaborativa em sala de aula no primeiro ano do ensino fundamental. 2015. 112 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A pesquisa buscoua partir dos resultados dos procedimentos empíricos, apontar as possibilidadese desafios da aprendizagem colaborativa em sala de aula no primeiro ano doEnsino Fundamental. Foi realizada em uma turma de primeiro ano de Ensino Fundamental de uma escola pública vinculada à Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Para tanto, ancorou-se aos pressupostos teóricos do desenvolvimento humano e da aprendizagem da teoria histórico-cultural, do conceito de diálogo e dialogicidade apontados por Paulo Freire e da importância da interação social para a construção do conhecimento no contexto escolar em Pontecorvo, Ajello e Zucchermaglio. Para fins de análise, fez-se uso da metodologia dialógica para apreciar os resultados da aplicação de um Plano de Ação (sequência didática) e de uma conversa com a professora regente da turma em questão. A partir destesprocedimentos foi possível evidenciar os ganhos sociais e de aprendizagem dos alunos que participaram das atividades e destacar, junto com a professora regente, os principais problemas e desafios encontrados no exercício de atividades dessa natureza. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The current study aims at undersatding possibilities and challenges of collaborative learning in the classroom in the first year of elementary school. It was conducted in a first gradeof an elementary school within theSecretariat of the Federal District Educationin Brazil.It was groundedinhuman development and learning cultural-historical theories, in the concept of dialogue within thedialogical approachby Paulo Freire and the importance of social interaction for the construction of knowledge in the school context based on Pontecorvo , Ajello and Zucchermaglio. For analysis was based on dialogic methodology to assess the results of the implementation of an Action Plan (didactic sequence) and a conversationwith the regent teacher of the class in question. From these procedures it was possible to highlight the social benefits and learning of the students who participated in the activities and highlight, along with the regent teacher, the main problems and challenges encountered in the exercise of activities of this kind.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons