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dc.contributor.advisorRodrigues, Maria Alexandra Militão-
dc.contributor.authorNunes, Thamara Cordeiro de Queiroz-
dc.identifier.citationNUNES, Thamara Cordeiro de Queiroz. Vivências de uma família em contexto de adoção: uma nova leitura do mundo e de apropriação do universo da palavra e dos afetos. 2015. ix, 47 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015.en
dc.description.abstractEste trabalho é um ensaio que apresenta uma narrativa autobiográfica de uma família que vivencia a adoção. A família é composta pela mãe e autora deste trabalho, o pai e as seis crianças adotadas. O trabalho visa também compreender aspectos do abandono, da institucionalização e da adoção tardia; narrar apontamentos de fatos, sensações e desafios presentes na trajetória de acolhimento e estruturação familiar; analisar as mudanças de perspectiva na leitura de mundo e na escrita da vida da família em contexto de adoção; e refletir sobre as mudanças percebidas na vida escolar das crianças após a adoção. A teoria da subjetividade de González Rey (2003), que valoriza a capacidade humana de produzir sentidos subjetivos; o conceito de vivência conforme Nietzche (Viesenteiner, 2013); e a abordagem sistêmica da psicologia familiar de Maldonado (2001) e Bucher (1986) atravessam o cenário conceitual deste trabalho, além dos autores diretamente relacionados às temáticas aprofundadas. O ensaio está organizado em três temas: Abandono, Institucionalização e Adoção. Cada tema é desenvolvido em três momentos: o primeiro trata do relato do processo vivenciado pelas crianças e pelos pais adotantes; o segundo traz a experiência subjetiva da autora e mãe; e no terceiro apresenta-se contribuições de ordem teórica que ajudam a compreender a narrativa acerca do processo de adoção vivenciado. Uma leitura do mundo e de apropriação do universo da palavra e dos afetos pela nova família é tecido no decurso da narrativa. Nela se ressalta o direito à infância, construído e conquistado historicamente.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordAbandono afetivoen
dc.subject.keywordAdoçãoen
dc.subject.keywordFamíliaen
dc.titleVivências de uma família em contexto de adoção : uma nova leitura do mundo e de apropriação do universo da palavra e dos afetosen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2016-04-27T18:01:59Z-
dc.date.available2016-04-27T18:01:59Z-
dc.date.issued2016-04-27T18:01:59Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/12966-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.description.abstract1This paper is an essay that presents an autobiographical narrative of a family that experiences the adoption. The family consists of the mother and author of this work, father and six adopted children. The work also aims to understand aspects of abandonment, institutionalization and the late adoption; notes narrate facts, feelings and challenges present in the trajectory of reception and family structure; analyze the prospect of changes in the world of reading and family life written in adoption of context; and reflect on the changes perceived in the school life of children after adoption. The theory of subjectivity González Rey (2003), which values the human capacity to produce subjective senses; the idea of living as conceptualized by Nietzsche (Viesenteiner, 2013); and systemic approach of family psychology Maldonado (2001) and Bucher (1986) cross the conceptual approach of this work, other than the authors directly related to depth issues. The test is organized into three themes: abandonment, institutionalization and adoption. Each theme is developed in three stages: the first deals with the story of the process experienced by children and adopting parents; the second brings the subjective experience of the author and mother; and the third presents contributions of theoretical order to help you understand the narrative about the experienced adoption process. A reading of the world and word universe of ownership and affects the new family is woven into the narrative course. It is emphasized the right to childhood, built and achieved historically.-
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