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Título: Indícios de estresse, ansiedade e depressão em estudantes universitários
Autor(es): Lacerda, Ana Nere de
Orientador(es): Jesus, Girlene Ribeiro de
Assunto: Ansiedade
Estudantes universitários
Estudantes universitários - ansiedade
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 27-Abr-2016
Referência: LACERDA, Ana Nere de. Indícios de estresse, ansiedade e depressão em estudantes universitários. 2015. xx, 66 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O foco do presente trabalho é estudar a tríade ansiedade, estresse e depressão no ambiente acadêmico. Objetiva-se levantar indícios de estresse, ansiedade e depressão suscitados no âmbito universitário. Para tanto, foi realizado um estudo com 406 estudantes da Universidade de Brasília, que responderam um questionário aplicado on line, composto por 7 questões dissertativas e 22 questões fechadas, com 29 questões no total. Os resultados obtidos mostraram que há indícios de ansiedade, estresse e depressão no âmbito universitário. Considerando o grande número de fatores de risco a que os jovens estão expostos durante sua passagem pela universidade, conclui-se que estados de ansiedade e de estresse são desencadeados pela interação diária. O estudo qualitativo referente às questões dissertativas do questionário infere uma carga de estresse acentuada, ansiedade moderada e baixa prevalência de depressão na amostra de respondentes. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work focus on studying the triad anxiety, stress and depression in the academic community. The objective is to raise signs of anxiety, stress and depression in the universitary extent. For that, an online survey, which consisted of 7 qualitative questions and 22 quantitative questions, was applied to 406 students. The results show that there are traces anxiety, stress and depression in the academic community. Due to the wide range of risk factors that the young are exposed to during their passage through the university, that states of anxiety and stress are triggered by daily interaction. The qualitative research infers an accentuated charge of stress, moderate anxiety and low prevalence in the sample.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015.
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