Resumo: | Este trabalho teve por objetivo analisar a construção da solidariedade em
estudantes do primeiro ano do ensino fundamental de uma escola pública de
Planaltina, no Distrito Federal, a partir de dilemas morais elaborados com base no
cotidiano escolar. Participaram 20 estudantes entre 6 e 7 anos de idade, dos
quais 11 eram meninas e 9 eram meninos, com autorização da escola. Os
estudantes foram voluntários e a eles foi assegurado o sigilo e o anonimato.
Foram utilizados três dilemas morais que abordavam situações com estudantes
na mesma faixa etária dos participantes, confrontando-se interesses e obediência
à autoridade, representada pela professora. Após a leitura dos dilemas em forma
de histórias para cada participante individualmente, os mesmos deveriam fazer
um julgamento procurando se colocar no lugar do estudante representado pelo
dilema e manifestar sua decisão. O que deveriam fazer? Implícita estava a ideia
do egocentrismo x a solidariedade com o colega. Os resultados revelaram que os
estudantes possivelmente encontram-se em fases distintas do desenvolvimento
moral. Três grupos foram observados. Um individualista e egocêntrico, um
solidário, porém obediente à autoridade e um terceiro solidário, independente da
autoridade. Esses achados corroboram as teorias de Piaget e Kohlberg sobre o
desenvolvimento moral e sugerem que a professora e a escola como um todo
devem fomentar e promover situações de aprendizagem que enfatizem a
solidariedade, bem como outros valores como respeito e cooperação, entre
outros, compatíveis com a vida em uma sociedade. Espera-se, assim, contribuir
para a continuidade do desenvolvimento moral desses estudantes e para a
construção de um mundo mais justo e solidário. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT This study aimed to analyze the building solidarity among students of the
first grade of elementary school to a public school in Planaltina, in the Federal
District, from moral dilemmas drawn up based on the school routine. Attended by
20 students between 6 and 7 years old, of which 11 were girls and 9 were boys,
with school authorization. Students were volunteers and they were assured
confidentiality and anonymity. Three moral dilemmas were used that addressed
situations with students in the same age range of participants, clashing interests
and obedience to authority, represented by the teacher. After reading the
dilemmas in the form of stories for each participant individually, they should make
a judgment seeking to put in place the student represented by the dilemma and
express your decision. What should do? Implicit was the idea of self-centeredness
x solidarity with fellow. The results revealed that students are potentially at
different stages of moral development. Three groups were observed. An
individualistic and self-centered, a sympathetic but obedient to authority and a
third supportive, independent authority. These findings corroborate the theories of
Piaget and Kohlberg on moral development and suggest that the teacher and the
school as a whole should encourage and promote learning situations that
emphasize solidarity, and other values such as respect and cooperation, among
others compatible with the life in a society. It is hoped thus to contribute to the
continuity of the moral development of these students and to build a more just and
united world. |