Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1296
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_AnaMariaSilvadeSousaNery.pdf587,06 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A Biblioteca-Colemed do HUB/UnB face à necessidade do estabelecimento de uma política de desenvolvimento de coleções
Autor(es): Nery, Ana Maria Silva de Sousa
Orientador(es): Trindade, Marisa Cardoso
Assunto: Bibliotecas - desenvolvimento da coleção
Bibliotecas - satisfação do usuário
Bibliotecas universitárias
Data de apresentação: 2010
Data de publicação: 1-Dez-2010
Referência: NERY, Ana Maria Silva de Sousa. A Biblioteca-Colemed do HUB/UnB face à necessidade do estabelecimento de uma política de desenvolvimento de coleções. 2010. 68 f. Monografia (Especialização em Gestão Universitária)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo mapear as necessidades de implantação de uma política de desenvolvimento de coleções para a Biblioteca Colemed, do Hospital Universitário, vinculada à Biblioteca Central da UnB e diagnosticar se essas necessidades atende o universo pesquisado, especificando-se conceituar política de desenvolvimento de coleções; conceituar biblioteca; identificar, junto aos usuários que frequentam a Biblioteca e servidores que nela atuam o grau de satisfação em relação à qualidade da Biblioteca-Colemed. Para tanto, foi realizado o exame da literatura pertinente ao tema objeto do estudo, implantação de Políticas de Desenvolvimento de Coleções. A amostra foi constituída pelos professores do curso de medicina, alunos residentes e graduandos que utilizam os serviços bibliotecários, além dos servidores lotados na biblioteca. Foram aplicados dois questionários, um para os professores, residentes e graduandos e outro para os servidores. No instrumento aplicado ao primeiro grupo, foram levantadas informações relacionadas à qualidade e usabilidade da biblioteca em atender o cliente externo, bem como mapear a necessidade de implantação de políticas capazes de melhorar a qualidade de serviços prestados pela biblioteca, de forma organizacional para exercer as atividades. No questionário dos servidores, foi solicitado que elencassem o grau de satisfação para atender esta clientela visando o melhor desempenho das atividades para o atendimento ao usuário e aferir também as necessidades de treinamento e capacitação. Os dados foram analisados e tabulados, gerando o diagnóstico da situação atual, e das ações necessárias em termos de implantação desta política ainda não regulamentada. Estas informações foram possíveis após a análise e cruzamento dos dados do universo pesquisado, observando-se que, apesar de na maioria dos assinalamentos serem satisfatórios com poucas diferenças entre o grau de satisfação e insatisfação, pôde-se concluir ser necessária a implantação de política de desenvolvimento de coleções com qualidade, devido as questões assinaladas se referirem ao acervo, onde gerou-se mais insatisfação. Este foi apenas o início de um longo trabalho de pesquisa que certamente virá trazer para a sociedade um serviço, ágil, eficaz, eficiente e competente, com servidores motivados e cônscios de suas responsabilidades de bem servir à comunidade.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.TCC.1296
Aparece na Coleção:Gestão Universitária



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.