Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12958
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_RayssaFachetteMonteiroOliveira.pdf203,7 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação da adequação dos rótulos dos suplementos para substituição parcial de refeições de atletas
Autor(es): Oliveira, Rayssa Fachette Monteiro
Orientador(es): Arruda, Sandra Fernandes
Coorientador(es): Costa, Teresa Helena Macedo da
Assunto: Rótulos - adequação
Suplemento alimentar - rotulagem
Data de apresentação: Dez-2015
Data de publicação: 27-Abr-2016
Referência: OLIVEIRA, Rayssa Fachette Monteiro. Avaliação da adequação dos rótulos dos suplementos para substituição parcial de refeições de atletas. 2015. 15 f. Monografia (Bacharelado em Nutrição)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A indústria de suplementos alimentares para atletas tem ganhado cada vez mais espaço na economia e na vida das pessoas, anualmente inúmeros suplementos são lançados no mercado. A correta rotulagem desses suplementos alimentares é de extrema importância, pois esclarece para diferentes parcelas da população sobre a composição do produto. O objetivo do presente estudo foi avaliar a adequação dos rótulos dos suplementos comercializados com a denominação de suplementos de substituição parcial de refeições de atletas no Plano Piloto/Distrito Federal, em relação a RDC nº 18/2010. As seguintes informações foram avaliadas: informações referentes à designação do produto; aos requisitos específicos de composição; à presença de frase obrigatória “Esse produto não substitui uma alimentação equilibrada e seu consumo deve ser orientado por nutricionista ou médico” e à ausência de imagens e expressões proibidas em cada um dos suplementos. Foram selecionados 18 pontos de vendas de suplementos (lojas físicas e virtuais) onde foram encontrados e analisados 14 rótulos de diferentes produtos nacionais. Entre os rótulos avaliados apenas 1 rótulo não apresentou qualquer inconformidade. O tamanho da fonte utilizada para designação do produto e a quantidade de carboidratos presentes nos produtos foram os itens com maiores percentuais de inadequação (50%). Os resultados encontrados mostram a necessidade de maior fiscalização e controle da rotulagem de suplementos de substituição parcial de refeições de atletas por parte do órgão responsável.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição, 2015.
Aparece na Coleção:Nutrição



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons