Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12956
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_SarahDamasSoares.pdf587,21 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação de jovens e adultos surdos : desafios e possibilidades
Autor(es): Soares, Sarah Damas
Orientador(es): Kuchenbecker, Liège Gemelli
Assunto: Educação especial
Surdos - educação
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Data de apresentação: 14-Dez-2015
Data de publicação: 27-Abr-2016
Referência: SOARES, Sarah Damas. Educação de jovens e adultos surdos: desafios e possibilidades. 2015. 47 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Esta monografia objetiva compreender como se dá o trabalho de alfabetização em sala de aula na Educação de Jovens e Adultos Surdos, levando em consideração as especificidades linguísticas necessárias para essa modalidade. Apresenta através das fundamentações teóricas de diversos autores, a historicidade e as práticas da EJA e da Educação de surdos, concatenando os dois assuntos e discorrendo sobre as práticas de ensino adotadas nos espaços escolares. Apresenta uma análise das observações participantes em uma escola de Ensino de Jovens e Adultos do Distrito Federal, na turma de surdos do 1º segmento, anos iniciais de escolarização. As análises possibilitaram visualizar como se dá a relação entre os alunos surdos de diferentes culturas, contextos e níveis de aprendizagem em uma mesma classe. Concluindo, a presente pesquisa aponta para o espaço que o surdo tem ocupado na sociedade atual e traz algumas contribuições que permitem repensar a educação de surdos, ou seja, a formação que a escola vem oferecendo para os mesmos. ___________________________________________________________________________ RESUMEN
Esta monografía pretende comprender como se desarrolla el trabajo de alfabetización en las aulas en la Educación de Jóvenes y Adultos Sordos, llevando en consideración las especificaciones lingüísticas necesarias para esa modalidad. Presenta a través de las fundamentaciones teóricas de diversos autores, la historia y las prácticas de la EJA y de la Educación de Sordos, concatenando los dos asuntos y discurriendo sobre las prácticas de enseñanza adoptadas en los espacios escolares. Presenta un análisis de las observaciones participantes en una escuela de enseñanza complementaria del Distrito Federal, en un grupo de sordos del primer nivel, los años iniciales de escolarización. Los análisis posibilitaron visualizar como se da la relación entre los alumnos sordos de diferentes culturas, contextos y niveles de aprendizaje en una misma clase. Concluyendo, la presente investigación apunta para el espacio que el sordo a ocupado en la sociedad actual y trae algunas contribuciones que permiten reformularse la educación de sordos, o sea, la formación que la escuela viene ofreciendo para los mismos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons