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dc.contributor.advisorMuniz, Cristiano Alberto-
dc.contributor.authorSaraiva, Taires Sena-
dc.identifier.citationSARAIVA, Taires Sena. Quando brincar é aprender matemática: o jogo pedagógico e a construção do conhecimento matemático. 2015. 65 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015.en
dc.description.abstractEste trabalho investigou o jogo pedagógico como estratégia na construção de conhecimento matemático e no despertar do gosto por essa ciência. O estudo teve por objetivos: identificar jogos pedagógicos que favorecem a apropriação do conhecimento matemático, analisar o desenvolvimento das crianças no jogo, a partir de suas contribuições e, por fim, investigar a relação entre o jogo e o despertar do gosto pela matemática na perspectiva das crianças. A fim de compreender a possível relação entre o jogo pedagógico e a Matemática, a pesquisa abordou alguns teóricos de referência, os quais deram suporte à pesquisa. Dentre eles, podemos citar: Brougère (2002), que defende a cultura lúdica como elemento essencial da aprendizagem; Kishimoto (2009), a qual chama a atenção para a polissemia do conceito de jogo; Muniz (2014), que apresenta a relação do jogo e da brincadeira com a aprendizagem matemática e Grando (1995; 2000), que vê o jogo como uma possibilidade metodológica de aprendizagem. De natureza qualitativa, constitui-se numa pesquisa pautada em observações participantes e entrevistas semi-estruturadas, desenvolvidas numa Instituição Social, na região Administrativa de São Sebastião-DF. As informações obtidas buscaram apontar vantagens, contribuições, limites e dificuldades no desenvolvimento de jogo pedagógico visando à aprendizagem matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os achados mostraram que o jogo pedagógico possibilita um avanço no aprendizado do conhecimento matemático, o qual costuma ser temido e rejeitado pela maioria dos educandos. A pesquisa nos permite pensar a aprendizagem da matemática atrelada ao jogo no espaço de sala de aula, como forma de (re) educação matemática, pautada em ações educativas mais significativas e desafiadoras para os alunos e docentes. __________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis work investigates the pedagogical strategy game in building mathematical knowledge and in the wake of the taste for this science. The study aims; identify educational games that encourage ownership of mathematical knowledge, analyse the development of the children in the game, from the contributions of the game and, finally, to investigate the relationship between the game and the awakening of taste for mathematics in the perspective of children. In order to understand the possible relationship between the game and math teaching, research has addressed some theorists, which gave support to the survey. Among them we can mention: Brougère (2002), which defends the playful culture as an essential element of learning; Kishimoto (2009), which draws attention to the polysemy of the concept of the game; Muniz (2014), which features the game and play with learning mathematics and Grando (1995, 2000), who sees the game as a possibility of learning methodology. Qualitative in nature, constitutes a search based on observations and semi-structured interviews, participants developed a social institution in San Sebastian-DF. Information sought point advantages, contributions, limitations and difficulties in the development of educational game for learning mathematics in the early years of elementary school. The findings show that the educational game makes a breakthrough in learning of mathematical knowledge, which is often feared and rejected by most students. The research allows us to think of learning mathematics pegged to the game in the classroom, as a way of (re) mathematics education, based on the most significant and challenging educational activities for students and teachers.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordAtividades lúdicasen
dc.subject.keywordJogos educativosen
dc.subject.keywordMatemática - estudo e ensinoen
dc.titleQuando brincar é aprender matemática : o jogo pedagógico e a construção do conhecimento matemáticoen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2016-04-27T12:31:00Z-
dc.date.available2016-04-27T12:31:00Z-
dc.date.issued2016-04-27T12:31:00Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/12950-
dc.language.isoPortuguêsen
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