Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/12944
Título: | Uso ilimitado e frequente da tecnologia em crianças na faixa etária de 2 à 6 anos de idade |
Autor(es): | Reis, Raquel Sampaio |
Orientador(es): | Nicolini, Eduardo Olivio Ravagni |
Assunto: | Psicomotricidade Crianças - desenvolvimento Tecnologia e crianças |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 26-Abr-2016 |
Referência: | REIS, Raquel Sampaio. Uso ilimitado e frequente da tecnologia em crianças na faixa etária de 2 à 6 anos de idade. 2015. 63 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo geral indagar se o uso de meios tecnológicos: smartphones, tablets, computadores e televisão, frequente e ilimitado influencia no desempenho motor. Foi consultado material bibliográfico que permitiu montar uma pesquisa com um grupo de crianças, na faixa etária de 2 a 6 anos de idade. Com esse intuito foi feita uma pesquisa bibliográfica e pesquisa qualitativa de cunho exploratório. O trabalho foi desenvolvido com a finalidade de poder aprimorar ideias sobre a problemática, objeto do presente estudo. Foi elaborado um roteiro de entrevista semiestruturada que foi aplicada a um grupo de crianças, na faixa etária de 2 à 6 anos de idade, e aos respectivos pais. Os resultados indicam que os pais colocam pouco ou nenhum limite de utilização, por parte dos seus filhos, dos meios tecnológicos e que eles próprios os utilizam para substituir o lazer e as brincadeiras com as crianças. Concluindo que este trabalho aponta uma reflexão sobre a importância de interpor limites no uso dos meios que a tecnologia brinda, abordando a importância de trabalhar o corpo para um efetivo desempenho psicomotor. __________________________________________________________________________ ABSTRACT This work has the objective question whether the use of technological means: smartphones, tablets, computers and television, frequent and unlimited influence on engine performance. It was consulted bibliography that allowed to mount a survey of a group of children, aged 2-6 years old. To that end it was made a literature search was mounted an exploratory qualitative research through research The study was conducted from exploratory qualitative methodology in order to be able to improve ideas on the problems of this study object. It designed a semi-structured interview guide that was applied to a group of children, aged 2 to 6 years of age, and their parents. The results indicate that parents put little or no usage limit, by their children, the technological means and they themselves use them to replace the leisure and games with the children. Concluding that this study highlights a reflection on the importance of bringing limits on the use of media technology toasts, addressing the importance of working the body for effective psychomotor performance. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons