Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/12943
Título: | Caça aos números : construção do pensamento-lógico matemático na educação infantil |
Autor(es): | Silveira, Clara Vieira da |
Orientador(es): | Freire, Sandra Ferraz de Castillo Dourado |
Assunto: | Educação de crianças Matemática (Ensino fundamental) |
Data de apresentação: | Jul-2015 |
Data de publicação: | 26-Abr-2016 |
Referência: | SILVEIRA, Clara Vieira da. Caça aos números: construção do pensamento-lógico matemático na educação infantil. 2015. xiii 91 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | O presente estudo foi realizado em uma turma de Jardim de Infância de uma escola vinculada à Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Com base nas concepções teóricas acerca do desenvolvimento infantil, suas interações, a aprendizagem dos números e a subjetividade das crianças, a pesquisa fez a análise de um plano de ação dividido em três momentos, a saber: a caça aos números, a montagem do tapete numérico e a confecção das minhocas numéricas, visando investigar os processos de construção do raciocínio lógico-matemático por crianças na Educação Infantil, mediante atividades lúdicas de interação e negociação do conhecimento numérico. Para fins de análise, considerou-se a abordagem qualitativa, a fim de que os objetivos específicos – analisar como as crianças ressignificam os seus conhecimentos prévios com base no objetivo da atividade, relacionar o processo de coconstrução da compreensão do número com o registro elaborado individualmente pela criança e identificar a qualidade da relação afetiva/subjetiva da criança diante do conhecimento numérico – fossem evidenciados. Com base na referida metodologia de análise ficou evidente que a Educação Infantil é um espaço para a participação das crianças na construção dos conhecimentos referentes à educação matemática. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT This study was conducted in a kindergarten class at a school linked to the federal district education department. From the theoretical conceptions of child development, their interactions, learning numbers and the subjectivity of children. This study sought from the analysis of a split action plan in three stages: the hunt for numbers and mounting the numeric pad and the making of numerical worms, investigate the processes of construction of logical and mathematical thinking by children in kindergarten, through play activities for interaction and negotiation of numeracy. To analysis purposes, it considered the qualitative approach to that specific objectives: To analyze how children resignify their prior knowledge based on the objective of the activity to relate the co-construction process of understanding the numbers withthe registry individually prepared Identifying the child and the quality of emotional relationship/subjective child before the numeracy were highlighted. Based on this analysis methodology in the theoretical framework became clear that early childhood education is a space for children's participation in the construction of knowledge related to mathematics. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons