Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/12940
Título: | Dificuldades no processo de escolarização de crianças e adolescentes acolhidos em instituições : questões que envolvem a relação aluno e professor |
Autor(es): | Bastos, Jessica Oliveira |
Orientador(es): | Legnani, Viviane Neves |
Assunto: | Educação de crianças Assistência a menores Inclusão escolar Educação inclusiva |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 26-Abr-2016 |
Referência: | BASTOS, Jessica Oliveira. Dificuldades no processo de escolarização de crianças e adolescentes acolhidos em instituições: questões que envolvem a relação aluno e professor. 45 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | Estudamos neste trabalho as dificuldades no processo de escolarização de crianças e adolescentes institucionalmente acolhidas. Questionamos como essas crianças são recebidas no ambiente escolar estando nessa situação de vulnerabilidade e como os professores lidam com essas crianças em suas práticas pedagógicas. Discutimos sobre o surgimento de estigmas nesse processo e a construção social do fracasso escolar. Analisamos por fim o sentimento de vergonha e o ressentimento na relação aluno-professor, bem como a postura da escola diante de toda a complexidade que é estruturar um ambiente possibilitador para o desenvolvimento escolar e social desses sujeitos. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT In this study it was investigated the difficulties in the schooling process of children and adolescents who are cared for in institutions. It was questioned how this people are received in the school environment being in a vulnerability situation and how the teachers deal with this children and adolescents in their pedagogical practices. It was discussed the appearance of the stigma in this process and the social construction of the educational failure. The feeling of shame and the resentment in the teacher-student relationship were analyzed, just as well the posture of the school in front of all the complexity in provide an environment which enables the school and the social developments of this subjects. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons