Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12936
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_SâmylaBarbosaBarrozo.pdf656,9 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Reflexão sobre a relação família escola na educação infantil numa escola de Santa Maria
Autor(es): Barrozo, Sâmyla Barbosa
Orientador(es): Carvalho, Sônia Marise Salles
Assunto: Família e escola
Educação - participação dos pais
Educação de crianças
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 26-Abr-2016
Referência: BARROZO, Sâmyla Barbosa. Reflexão sobre a relação família escola na educação infantil numa escola de Santa Maria. 2015. 49f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O tema a ser investigado é a relação família-escola cuja relação pode trazer impactos positivos e ou negativos na vida escolar da criança. O objetivo deste trabalho consistiu em constatar como a família se percebe no seu papel de participação da vida escolar dos filhos, e como ela vê a escola. Para tanto, foi necessário o estudo aprofundado de teóricos que contribuíram com seus trabalhos publicados nesta área. A técnica de coleta de dados utilizada na pesquisa foi a aplicação de questionários com 12 pais, 12 estudantes na faixa etária de 4 e 5 anos, e entrevista com uma 1 Orientadora Educacional. Contexto da pesquisa foi uma escola particular de Santa Maria. Os resultados indicam que no tema família escola é necessário que ocorra uma conscientização em relação a responsabilidades que cada um deve assumir, sendo a comunicação uma das chaves para que aconteça um bom relacionamento e procurar formas de como romper as barreiras que atrapalham esta relação.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons