Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/12930
Título: | A prática pedagógica na educação infantil : projetos, significados e fazeres criativos com crianças pequenas |
Autor(es): | Guimarães, Priscila Lauane |
Orientador(es): | Rodrigues, Fátima Lucília Vidal |
Assunto: | Práticas pedagógicas Educação de crianças |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 25-Abr-2016 |
Referência: | GUIMARÃES, Priscila Lauane. A prática pedagógica na educação infantil: projetos, significados e fazeres criativos com crianças pequenas. 2015. 51 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 201 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo discutir se a prática com projetos pode ser significativa no trabalho com crianças da educação infantil. Para isso, foi realizada uma reflexão teórica sobre infância, suas implicações históricas e sociais, sobre projetos de trabalho como alternativa aos métodos tradicionais que podem limitar o processo de descoberta e aprendizagem na escola, reconhecendo a criança com suas especificidades, levando-as em consideração para tentar dar sentido à prática pedagógica a partir do trabalho com projeto. Apoiou-se em alguns autores como Ariès (1981), Postman (1931), Piaget (1996; 1931), Hernández (1998), Foucault (1970) e Ausubel (1998). O ensaio teve uma abordagem qualitativa na descrição e discussão de uma experiência prática, fundamentada em um processo de observação participante, acompanhamento e intervenção com crianças de 4 e 5 anos, com duração de um semestre letivo, desenvolvido por mim junto com a Professora titular da turma, a equipe de professores e coordenadores da Associação Pró-Educação Vivendo e Aprendendo. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons