Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12926
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_KatielenLiviaMoreiradeAbreuInatomiNucci.pdf118,04 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCarvalho, Sônia Marise Salles-
dc.contributor.authorNucci, Katielen Livia Moreira de Abreu Inatomi-
dc.identifier.citationNUCCI, Katielen Livia Moreira de Abreu Inatomi. A brincadeira como uma pedagogia possível da aprendizagem da criança das series iniciais. 2015. 33 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015.en
dc.description.abstractA brincadeira no Ensino Fundamental, hoje é um tema que esta conquistando maior destaque na educação, no sentido de tentar entender como ocorre o processo de desenvolvimento e aprendizagem nas crianças entre seis e nove anos de idade (período que compreende o Ensino Fundamental I). Nota-se que esse crescimento está relacionado à insatisfação de muitos profissionais da educação pela qualidade de ensino. Portanto, essa obra tem o intuito de fazer os profissionais refletirem sobre a prática docente, de modo a sugerir intervenções lúdicas, tendo como viés o uso da brincadeira como uma pedagogia possível da aprendizagem da criança das series iniciais. Para defender tal questão, a pesquisa foi fundamentada substancialmente através da análise bibliográfica de alguns autores como: Vygotsky, Henry Wallon, Cristiano Alberto Muniz, Ana Ignez B. Lima Nunes e Rosemary do Nascimento Silveira, Ângela Cristina M. Maluf e Cláudia Inês Horm et AL. A obra, primeiramente, faz uma analise conceitual sobre a aprendizagem enfatizando a brincadeira como um importante viés para o desenvolvimento do sujeito fazendo um contraponto com a metodologia e pratica de uma escola particular de Brasília. Através desse trabalho é possível perceber a importância do uso das brincadeiras na pratica docente, no sentido de intervenção pedagógica. Pois acredita-se ser de fundamental importância que a aprendizagem é mais significativa quando a criança sente prazer em aprender e a brincadeira tem esse enfoque (alem de proporcionar momentos divertidos, a criança se desenvolve melhor, pois aciona sentidos importantes para o processo de desenvolvimento).en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação de criançasen
dc.subject.keywordBrincadeirasen
dc.titleA brincadeira como uma pedagogia possível da aprendizagem da criança das series iniciaisen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2016-04-25T13:20:55Z-
dc.date.available2016-04-25T13:20:55Z-
dc.date.issued2016-04-25T13:20:55Z-
dc.date.submitted2015-07-06-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/12926-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons