Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12925
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_GabrieleMirandaBastos.pdf600,77 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A importância dos contos de fadas na educação infantil
Autor(es): Bastos, Gabriele Miranda
Orientador(es): Rodrigues, Fátima Lucília Vidal
Assunto: Crianças - livros e leitura
Contos de fadas
Educação de crianças
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 25-Abr-2016
Referência: BASTOS, Gabriele Miranda. A importância dos contos de fadas na educação infantil. 2015. 55 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este ensaio tem como objetivo apontar a importância dos contos de fadas para as crianças, para a escola e para o professor. Os contos de fadas são histórias que perduram por muitos anos e que suas modificações vêm sendo necessárias de acordo com as necessidades das crianças. Essas histórias têm suas narrativas simples e seus personagens por muitas vezes são compostos de heróis e bruxas, que desempenham papéis fundamentais na imaginação e criatividade das crianças. A escola e a família são fundamentais para o processo de formação do leitor crítico, sendo as mesmas responsáveis por mostrar o universo da literatura de modo prazeroso, não tornando a leitura como obrigação. O objetivo deste trabalho é analisar à luz das teorias, a importância do trabalho pedagógico com contos de fadas na educação infantil. Alguns autores nos ajudaram ao percurso histórico realizado para problematizar a temática em questão, são eles: Abramovich (2001), Bettelheim (2008), Ariès (1981), Corso e Corso (2006). _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This essay aims to point out the importance of fairy tales for children, for school and for the teacher. Fairy tales are stories that last for many years and its modifications have been necessary in accordance with the needs of children. These stories has its simple narrative and its characters many times are composed of heroes and witches, which play key roles on the imagination and creativity of children. The school and the family are fundamental to the process of formation of the critical reader, which are then responsible for showing the world of pleasurable way of literature, not making reading as an obligation. The objective of this study is to analyze the light of theories, the importance of pedagogical work with fairy tales in kindergarten. Some authors have helped in the historical journey undertaken to discuss the issue in question, they are: Abramovich (2001), Bettelheim (2008), Ariès (1981), Corso e Corso (2006).
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons