Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/12923
Título: | Cooperação na educação : uma experiência com jogos numa escola pública da educação básica do Distrito Federal |
Autor(es): | Medeiros, Jéssica de Freitas |
Orientador(es): | Carvalho, Sônia Marise Salles |
Assunto: | Jogos cooperativos Educação de crianças |
Data de apresentação: | Dez-2015 |
Data de publicação: | 25-Abr-2016 |
Referência: | MEDEIROS, Jéssica de Freitas. Cooperação na educação: uma experiência com jogos numa escola pública da educação básica do Distrito Federal. 2015. 59 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | O presente trabalho trata sobre jogos cooperativos. Para isso são usados alguns dos principais autores que tratam do tema. O principal objetivo é observar como acontece a cooperação entre os alunos. Para isso, foi aplicado um jogo cooperativo com crianças do segundo ano do Ensino Fundamental, verificando como a teoria dos autores de jogos cooperativos se encontra com a prática. No final, percebe-se que a cooperação é possível entre as crianças. Mas como a competição é mais presente nos jogos que estão acostumados, a cooperação se torna complicada de praticar. Pode-se perceber que se o jogo for adequado ao jogador a cooperação surge aos poucos de forma natural. No entanto, se o jogo não for adequado para o grupo a cooperação pode se tornar tediosa e situações de descontentamento tendem a aparecer. Podemos perceber que agir cooperativamente não é simples, mas que é necessária uma primeira experiência para que as próximas sejam menos frustrantes. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons