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Título: Democratização da gestão nas escolas públicas brasileiras : os sentidos da participação no cotidiano escolar da Escola Classe 415 Norte de Brasília
Autor(es): Souza, Camila Rosa Fernandes de
Orientador(es): Yannoulas, Silvia Cristina
Assunto: Educação e Estado
Escolas públicas
Planejamento educacional
Escolas - organização e administração
Brasília (DF) - educação
Data de apresentação: Jul-2009
Data de publicação: 1-Dez-2010
Referência: SOUZA, Camila Rosa Fernandes de. Democratização da gestão nas escolas públicas brasileiras: os sentidos da participação no cotidiano escolar da Escola Classe 415 Norte de Brasília. 2009. 83 f. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: Este Trabalho de conclusão de curso apresenta uma análise crítica do processo de democratização da gestão nas escolas públicas do Distrito Federal, na figura da Escola Classe 415 norte de Brasília. A partir da compreensão do debate construído em torno da descentralização da política educacional e da abertura ao processo de democratização da gestão nas escolas públicas brasileiras, coloca-se em questão a relação dos atores que participam deste processo e os diferentes sentidos envolvidos no ordenamento e consolidação do novo sistema educacional. Nessa perspectiva, e admitindo o movimento dialético da história, é possível identificar que a implantação das novas diretrizes da política educacional a partir da participação na construção do projeto político-pedagógico no interior das escolas não está, em princípio, predeterminada, podendo, portanto, tomar sentidos e ações diferenciadas. Com isso, parte-se do pressuposto de que a democratização dos sistemas de ensino está permeada por uma tradição política autoritária de funcionamento do Estado na relação com uma sociedade profundamente marcada pela desigualdade social. E, assim, a implantação do processo de gestão democrática a partir de uma diretriz política estratégica reflete a ausência de um debate aprofundado com os atores envolvidos no campo educacional, no qual desenvolvem diferentes sentidos e maneiras de agir. A pesquisa privilegiou o uso das técnicas qualitativas de análise de um caso. Para isso, foi realizada, num primeiro momento, a coleta e análise documental (Proposta Pedagógica da unidade escolar, além da legislação vigente, em especial o Regimento Escolar das Instituições da Rede Pública de Ensino do DF) e posteriormente entrevistas semiestruturadas com atores da comunidade escolar, tendo sido selecionados 04 professores/as, a coordenadora pedagógica, a orientadora pedagógica, a diretora, 02 auxiliares de educação (limpeza e portaria), e 05 mães. _____________________________________________________________________ RESUMEN
Este trabajo de conclusión de curso desarrolla un análisis crítico de los procesos de democratización de la gestión en las escuelas públicas de Distrito Federal, en la figura de la Escuela Clase 415 norte de Brasília. A partir de la comprensión del debate construído alrededor de la descentralización de la política educacional y de la apertura al proceso de democratización de la gestión en las escuelas públicas brasileñas, se ponen en cuestión la relación de los actores que participan de este proceso y los diferentes sentidos involucrados en el ordenamiento y consolidación del nuevo sistema educacional. En esa perspectiva, y admitiendo el movimiento dialéctico de la história, es posible identificar que la implantación de las nuevas directrizes de la política educacional a partir de la participación en la construcción del proyecto político pedagógico en el interior de las escuelas no está, en principio, predeterminada, y puede, por lo tanto, tener sentidos y acciones diferenciadas. Con eso, el trabajo parte del presupuesto de que la democratización de los sistemas de enseñaza está permeada por una tradición política autoritaria de funcionamiento del Estado en la relación con una sociedad marcada por la desigualdad social. Y, asi, la implantación del proceso de gestión democrática apartir de una directriz política estratégica refleja la ausencia de un debate profundo con los actores involucrados en el campo educacional, los cuales desarrollan diferentes sentidos y maneras de actuar. La investigación privilegió el uso de las técnicas qualitativas de análises de caso. Para eso, fue realizada, en un primer momento, la coleta y análisis documental (Propuesta Pedagogica de la unidad, además de la legislación vigente, en especial, el Regimiento Escolar de la Red Pública de Enseñaza de DF) y posteriormente entrevistas semi-estructuradas con actores de la comunidad escolar, fueron seleccionados 04 profesores/as, la coordenadora pedagógica, la directora, 02 auxiliares de educación (limpeza y portaria), y 05 madres.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2009.
Aparece na Coleção:Serviço Social



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