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Título: Análise qualitativa do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares no DF : impacto para o enfrentamento do sexismo nas escolas
Autor(es): Nascimento, Gisele Rocha do
Orientador(es): Timm, Flávia Bascuñán
Assunto: Práticas pedagógicas
Conselho escolar
Sexismo
Discriminação de sexo
Data de apresentação: 28-Jun-2014
Data de publicação: 18-Abr-2016
Referência: NASCIMENTO, Gisele Rocha do. Análise qualitativa do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares no DF: impacto para o enfrentamento do sexismo nas escolas. 2014. 44 f. Monografia (Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente trabalho versa sobre uma análise qualitativa da relação entre os conteúdos previstos no material didático do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares - ministrados durante o curso de formação- e seu impacto na prática pedagógica da escola beneficiada, especialmente no DF, para o enfrentamento do sexismo. Trata-se de uma pesquisa documental e bibliográfica (SCHMIDT, 1995). Os resultados da pesquisa apontam que o Conselho Escolar é um órgão colegiado de fundamental importância para a inclusão social dos sujeitos historicamente excluídos do processo de ensino-aprendizagem e das relações sociais dentro da escola, contudo suas atividades ainda demonstram ser mais comprometidos com as questões técnico-burocrática, o que pode comprometer a qualidade das ações político-pedagógicas da rede pública de ensino, sobretudo, as relacionadas ao combate das práticas que colaboram para as exclusões sociais à exemplo das práticas sexistas. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
This paper discusses a qualitative analysis of the relationship between the content provided in the teaching material of the National Program for the Strengthening of School Boards - taught during the training course and its impact on teaching practice school benefit, especially in DF, for coping sexism. This is a documentary and bibliographic research (SCHMIDT, 1995). Results of this research indicated that the School Board is a collegial body of fundamental importance for the social inclusion of historically excluded subject of the teaching-learning process and social relations within the school, but their activities demonstrate still be isolated from the public policies of the State, which may compromise the quality of the political-pedagogical actions of public schools, especially those related to combating practices that contribute to social exclusion the example of sexist practices.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça



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