Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/12892
Título: | Análise qualitativa do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares no DF : impacto para o enfrentamento do sexismo nas escolas |
Autor(es): | Nascimento, Gisele Rocha do |
Orientador(es): | Timm, Flávia Bascuñán |
Assunto: | Práticas pedagógicas Conselho escolar Sexismo Discriminação de sexo |
Data de apresentação: | 28-Jun-2014 |
Data de publicação: | 18-Abr-2016 |
Referência: | NASCIMENTO, Gisele Rocha do. Análise qualitativa do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares no DF: impacto para o enfrentamento do sexismo nas escolas. 2014. 44 f. Monografia (Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | O presente trabalho versa sobre uma análise qualitativa da relação entre os conteúdos previstos no material didático do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares - ministrados durante o curso de formação- e seu impacto na prática pedagógica da escola beneficiada, especialmente no DF, para o enfrentamento do sexismo. Trata-se de uma pesquisa documental e bibliográfica (SCHMIDT, 1995). Os resultados da pesquisa apontam que o Conselho Escolar é um órgão colegiado de fundamental importância para a inclusão social dos sujeitos historicamente excluídos do processo de ensino-aprendizagem e das relações sociais dentro da escola, contudo suas atividades ainda demonstram ser mais comprometidos com as questões técnico-burocrática, o que pode comprometer a qualidade das ações político-pedagógicas da rede pública de ensino, sobretudo, as relacionadas ao combate das práticas que colaboram para as exclusões sociais à exemplo das práticas sexistas. __________________________________________________________________________ ABSTRACT This paper discusses a qualitative analysis of the relationship between the content provided in the teaching material of the National Program for the Strengthening of School Boards - taught during the training course and its impact on teaching practice school benefit, especially in DF, for coping sexism. This is a documentary and bibliographic research (SCHMIDT, 1995). Results of this research indicated that the School Board is a collegial body of fundamental importance for the social inclusion of historically excluded subject of the teaching-learning process and social relations within the school, but their activities demonstrate still be isolated from the public policies of the State, which may compromise the quality of the political-pedagogical actions of public schools, especially those related to combating practices that contribute to social exclusion the example of sexist practices. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014. |
Aparece na Coleção: | Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons