Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12892
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_GiseleRochadoNascimento.pdf143,32 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorTimm, Flávia Bascuñán-
dc.contributor.authorNascimento, Gisele Rocha do-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Gisele Rocha do. Análise qualitativa do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares no DF: impacto para o enfrentamento do sexismo nas escolas. 2014. 44 f. Monografia (Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.en
dc.description.abstractO presente trabalho versa sobre uma análise qualitativa da relação entre os conteúdos previstos no material didático do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares - ministrados durante o curso de formação- e seu impacto na prática pedagógica da escola beneficiada, especialmente no DF, para o enfrentamento do sexismo. Trata-se de uma pesquisa documental e bibliográfica (SCHMIDT, 1995). Os resultados da pesquisa apontam que o Conselho Escolar é um órgão colegiado de fundamental importância para a inclusão social dos sujeitos historicamente excluídos do processo de ensino-aprendizagem e das relações sociais dentro da escola, contudo suas atividades ainda demonstram ser mais comprometidos com as questões técnico-burocrática, o que pode comprometer a qualidade das ações político-pedagógicas da rede pública de ensino, sobretudo, as relacionadas ao combate das práticas que colaboram para as exclusões sociais à exemplo das práticas sexistas. __________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis paper discusses a qualitative analysis of the relationship between the content provided in the teaching material of the National Program for the Strengthening of School Boards - taught during the training course and its impact on teaching practice school benefit, especially in DF, for coping sexism. This is a documentary and bibliographic research (SCHMIDT, 1995). Results of this research indicated that the School Board is a collegial body of fundamental importance for the social inclusion of historically excluded subject of the teaching-learning process and social relations within the school, but their activities demonstrate still be isolated from the public policies of the State, which may compromise the quality of the political-pedagogical actions of public schools, especially those related to combating practices that contribute to social exclusion the example of sexist practices.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordPráticas pedagógicasen
dc.subject.keywordConselho escolaren
dc.subject.keywordSexismoen
dc.subject.keywordDiscriminação de sexoen
dc.titleAnálise qualitativa do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares no DF : impacto para o enfrentamento do sexismo nas escolasen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2016-04-18T14:27:05Z-
dc.date.available2016-04-18T14:27:05Z-
dc.date.issued2016-04-18T14:27:05Z-
dc.date.submitted2014-06-28-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/12892-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons