Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Timm, Flávia Bascuñán | - |
dc.contributor.author | Nascimento, Gisele Rocha do | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Gisele Rocha do. Análise qualitativa do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares no DF: impacto para o enfrentamento do sexismo nas escolas. 2014. 44 f. Monografia (Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. | en |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014. | en |
dc.description.abstract | O presente trabalho versa sobre uma análise qualitativa da relação entre os conteúdos previstos no material didático do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares - ministrados durante o curso de formação- e seu impacto na prática pedagógica da escola beneficiada, especialmente no DF, para o enfrentamento do sexismo. Trata-se de uma pesquisa documental e bibliográfica (SCHMIDT, 1995). Os resultados da pesquisa apontam que o Conselho Escolar é um órgão colegiado de fundamental importância para a inclusão social dos sujeitos historicamente excluídos do processo de ensino-aprendizagem e das relações sociais dentro da escola, contudo suas atividades ainda demonstram ser mais comprometidos com as questões técnico-burocrática, o que pode comprometer a qualidade das ações político-pedagógicas da rede pública de ensino, sobretudo, as relacionadas ao combate das práticas que colaboram para as exclusões sociais à exemplo das práticas sexistas. __________________________________________________________________________ ABSTRACT | en |
dc.description.abstract | This paper discusses a qualitative analysis of the relationship between the content provided in the teaching material of the National Program for the Strengthening of School Boards - taught during the training course and its impact on teaching practice school benefit, especially in DF, for coping sexism. This is a documentary and bibliographic research (SCHMIDT, 1995). Results of this research indicated that the School Board is a collegial body of fundamental importance for the social inclusion of historically excluded subject of the teaching-learning process and social relations within the school, but their activities demonstrate still be isolated from the public policies of the State, which may compromise the quality of the political-pedagogical actions of public schools, especially those related to combating practices that contribute to social exclusion the example of sexist practices. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Práticas pedagógicas | en |
dc.subject.keyword | Conselho escolar | en |
dc.subject.keyword | Sexismo | en |
dc.subject.keyword | Discriminação de sexo | en |
dc.title | Análise qualitativa do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares no DF : impacto para o enfrentamento do sexismo nas escolas | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2016-04-18T14:27:05Z | - |
dc.date.available | 2016-04-18T14:27:05Z | - |
dc.date.issued | 2016-04-18T14:27:05Z | - |
dc.date.submitted | 2014-06-28 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/12892 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça
|