Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12875
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AnaCarolinaMirandaAbecassis.pdf753,15 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise do tema da Segurança Alimentar e Nutricional nos cursos de Nutrição de Instituições Públicas Federais na Região Centro-Oeste/ Brasil
Autor(es): Abecassis, Ana Carolina Miranda
Orientador(es): Pinheiro, Anelise Rizzolo de Oliveira
Assunto: Segurança alimentar e nutricional
Nutricionistas - formação
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 15-Abr-2016
Referência: ABECASSIS, Ana Carolina Miranda. Análise do tema da Segurança Alimentar e Nutricional nos cursos de Nutrição de Instituições Públicas Federais na Região Centro-Oeste/ Brasil. 2015. 65 f., il. Monografia (Bacharelado em Nutrição)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este estudo é de caráter qualitativo, exploratório e documental que teve por objetivo analisar o tema da Segurança Alimentar e Nutricional nos Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos de Nutrição de Instituições Públicas Federais na Região Centro- Oeste/ Brasil a fim de colaborar para o fortalecimento do tema na formação acadêmica em nutrição para um perfil capaz de inserção profissional voltado para a garantia do direito humano a alimentação adequada e saudável, na região centro – oeste. No âmbito da SAN, um conceito chave articula sua relação com o profissional de nutrição: o de alimentação adequada e saudável, que se configura para além da ingestão de nutrientes. Foram solicitados os projetos políticos-pedagógicos dos cursos de Nutrição das cinco universidades públicas federais da região centro- oeste, sendo três parceiras da RAIS/CO: Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); e duas parceiras indiretas: Universidade Federal de Goiás (UFG) e Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Os PPPS foram analisados e caracterizados conforme perfil do profissional, estrutura curricular – com foco nas disciplinas em SAN – e habilidades e competências, no contexto de SAN, tendo como parâmetro as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Nutrição e Resoluções do CFN. É necessária maior inserção temática e conhecimento sobre SAN nos PPPs. O conhecimento em SAN não deve ser restrito a área de nutrição e saúde coletiva. Fortalecer o tema de SAN na formação é fundamental para atuação profissional engajada no contexto do SISAN.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição, 2015.
Aparece na Coleção:Nutrição



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons