Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12864
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_HailaBeatrizOliveira.pdf2,35 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Qualidade da experiência : memórias de uma estudante no ensino público das Artes Cênicas em Brasília : estrelando : A margarida friorenta, Miss Piscina solta bolhas, enquanto Cholita dança
Autor(es): Oliveira, Haila Beatriz
Orientador(es): Della Giustina, Fabiana Marroni
Assunto: Educação de crianças
Performance (Arte)
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 12-Abr-2016
Referência: OLIVEIRA, Haila Beatriz.Qualidade da experiência: memórias de uma estudante no ensino público das Artes Cênicas em Brasília: estrelando: A margarida friorenta, Miss Piscina solta bolhas, enquanto Cholita dança. 2014. 65 f. Monografia (Licenciatura em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Como estudante de Artes Cênicas- Licenciatura pela Universidade de Brasília, tive a oportunidade de refletir: não paguei pela educação básica e superior . Do Jardim de Infância ao ensino superior o dinheiro investido em minha educação foi público. É claro que paguei por transporte, uniforme, passeios, alimentação e outras tantas coisas, mas dentro da escola o ensino foi gratuito. Nesse contexto, explanarei minha trajetória escolar, debruçada sobre a relevância da afetividade na qualidade da experiência baseada em minha trajetória pessoal na educação infantil, ensino fundamental e médio. Referencio-me pelos autores professores Jorge Larrosa Bondía, Silvia Pilotto e Marly Meira em um diálogo amoroso, salientando as dificuldades e as potencialidades do ensino público de Brasília durante esses 20 anos de trajetória escolar. Por esse caminho chegaremos ao ensino superior, citarei as experiências junto ao grupo de pesquisa e extensão Laboratório de Performance e Teatro do vazio , coordenado pela Profª Doutora Simone Reis. Discutirei a busca pela identidade artística e docente, questionando a fronteira imaginária existente entre esses dois lugares. Como professora-artista mergulho em minha história pessoal e encontro facetas da criança que em mim existe, fonte para o trabalho cênico. Como professora-artista encontro a Pedagogia de la Situacion de Gisèlle Barret, essa pedagogia me parece democrática e integradora e responde aos meus questionamentos a respeito do ensino público tradicional do Brasil . Durante todo o texto encontraremos interferências do Mestre Paulo Freire.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2014.
Aparece na Coleção:Artes Cênicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons