Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/12860
Título: | Os principais fatores que impactaram no processo de institucionalização da classe hospitalar na visão de membros da equipe do Hospital Universitário de Brasília |
Autor(es): | Sousa, Silvana da Silva |
Orientador(es): | Lisniowski, Simone Aparecida |
Assunto: | Crianças hospitalizadas Humanização dos serviços de saúde Pedagogia hospitalar |
Data de apresentação: | 27-Fev-2016 |
Data de publicação: | 12-Abr-2016 |
Referência: | SOUSA, Silvana da Silva. Os principais fatores que impactaram no processo de institucionalização da classe hospitalar na visão de membros da equipe do Hospital Universitário de Brasília. 2016. 61 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | A presente pesquisa buscou analisar os diferentes aspectos sobre o trabalho
realizado pela Equipe Pedagógica na Pediatria Clínica do HUB entre os anos 2011 a
2014 que contribuem para a implantação de uma Classe Hospitalar. A partir desse
objetivo geral ramificam-se outros que auxiliaram na compreensão do estudo:
Compreender como está estruturado o trabalho da equipe pedagógica no HUB;
Analisar pontos específicos para a implantação de uma Classe Hospitalar; Discutir a
integração da equipe multiprofissional com o pedagogo no atendimento à criança e
ao jovem hospitalizado na percepção dos sujeitos da pesquisa; Refletir sobre a
relevância do atendimento pedagógico educacional realizado; Discutir a importância
da formação do pedagogo para o trabalho no contexto do hospital. Esta pesquisa
exploratória está apoiada na metodologia qualitativa usando como instrumento para
coleta de dados entrevistas semi-estruturadas. A fundamentação teórica foi
construída para contemplar aspectos abordados pelas entrevistadas na implantação
da Classe Hospitalar, considerando o contexto, os envolvidos e o objetivo de
proporcionar o melhor ambiente educativo para a criança e adolescente
hospitalizado. Os resultados mostram como a estrutura administrativa pode
influenciar no desenvolvimento do trabalho da Classe Hospitalar, é necessário que
haja uma gestão efetivamente democrática para a implantação da Classe hospitalar,
a integração da equipe multidisciplinar promove um espaço humanizado, quão
relevante é o trabalho do pedagogo no ambiente hospitalar e como o hospital em
conjunto com a universidade pode contribuir na formação do aluno de graduação,
proporcionando um espaço para a práxis e colabora com o desenvolvimento do
trabalho da Classe Hospitalar no atendimento à criança e adolescente hospitalizado. __________________________________________________________________________ ABSTRACT This study aimed to analyze the different aspects of the work of the
Pedagogical Team in Clinical Pediatrics HUB between the years 2011-2014 that
contribute to the implementation of a Hospital Classroom. From this general objective
branch out others who helped in the understanding of the study: To understand how it
is structured the work of the teaching staff in the HUB; Analyze specific points for the
implementation of a Class Hospital; Discuss the integration of multidisciplinary team
with the pedagogue in child care and youth hospitalized in the perception of the
research subjects; Reflect on the relevance of the educational educational services
provided; Discuss the importance of training the teacher to work in the hospital
context. This exploratory research is supported in qualitative methodology using as a
tool for collecting semi-structured interviews data. The theoretical foundation was
built to contemplate issues addressed by the interviewees in the implementation of
the Hospital Class, considering the context, involved and in order to provide the best
educational environment for children and adolescents hospitalized. The results show
how the administrative structure can influence the development of the hospital class
work, there needs to be a truly democratic management for the implementation of
hospital class, the integration of multidisciplinary team promotes a humanized space,
how relevant is the pedagogue's work in hospital and how the hospital together with
the university can contribute to the training of graduate students, providing a space
for practice and collaborates with the development of the hospital class work in child
care and hospitalized adolescents. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons