Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12860
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_SilvanadaSilvaSousa.pdf377,84 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Os principais fatores que impactaram no processo de institucionalização da classe hospitalar na visão de membros da equipe do Hospital Universitário de Brasília
Autor(es): Sousa, Silvana da Silva
Orientador(es): Lisniowski, Simone Aparecida
Assunto: Crianças hospitalizadas
Humanização dos serviços de saúde
Pedagogia hospitalar
Data de apresentação: 27-Fev-2016
Data de publicação: 12-Abr-2016
Referência: SOUSA, Silvana da Silva. Os principais fatores que impactaram no processo de institucionalização da classe hospitalar na visão de membros da equipe do Hospital Universitário de Brasília. 2016. 61 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A presente pesquisa buscou analisar os diferentes aspectos sobre o trabalho realizado pela Equipe Pedagógica na Pediatria Clínica do HUB entre os anos 2011 a 2014 que contribuem para a implantação de uma Classe Hospitalar. A partir desse objetivo geral ramificam-se outros que auxiliaram na compreensão do estudo: Compreender como está estruturado o trabalho da equipe pedagógica no HUB; Analisar pontos específicos para a implantação de uma Classe Hospitalar; Discutir a integração da equipe multiprofissional com o pedagogo no atendimento à criança e ao jovem hospitalizado na percepção dos sujeitos da pesquisa; Refletir sobre a relevância do atendimento pedagógico educacional realizado; Discutir a importância da formação do pedagogo para o trabalho no contexto do hospital. Esta pesquisa exploratória está apoiada na metodologia qualitativa usando como instrumento para coleta de dados entrevistas semi-estruturadas. A fundamentação teórica foi construída para contemplar aspectos abordados pelas entrevistadas na implantação da Classe Hospitalar, considerando o contexto, os envolvidos e o objetivo de proporcionar o melhor ambiente educativo para a criança e adolescente hospitalizado. Os resultados mostram como a estrutura administrativa pode influenciar no desenvolvimento do trabalho da Classe Hospitalar, é necessário que haja uma gestão efetivamente democrática para a implantação da Classe hospitalar, a integração da equipe multidisciplinar promove um espaço humanizado, quão relevante é o trabalho do pedagogo no ambiente hospitalar e como o hospital em conjunto com a universidade pode contribuir na formação do aluno de graduação, proporcionando um espaço para a práxis e colabora com o desenvolvimento do trabalho da Classe Hospitalar no atendimento à criança e adolescente hospitalizado. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study aimed to analyze the different aspects of the work of the Pedagogical Team in Clinical Pediatrics HUB between the years 2011-2014 that contribute to the implementation of a Hospital Classroom. From this general objective branch out others who helped in the understanding of the study: To understand how it is structured the work of the teaching staff in the HUB; Analyze specific points for the implementation of a Class Hospital; Discuss the integration of multidisciplinary team with the pedagogue in child care and youth hospitalized in the perception of the research subjects; Reflect on the relevance of the educational educational services provided; Discuss the importance of training the teacher to work in the hospital context. This exploratory research is supported in qualitative methodology using as a tool for collecting semi-structured interviews data. The theoretical foundation was built to contemplate issues addressed by the interviewees in the implementation of the Hospital Class, considering the context, involved and in order to provide the best educational environment for children and adolescents hospitalized. The results show how the administrative structure can influence the development of the hospital class work, there needs to be a truly democratic management for the implementation of hospital class, the integration of multidisciplinary team promotes a humanized space, how relevant is the pedagogue's work in hospital and how the hospital together with the university can contribute to the training of graduate students, providing a space for practice and collaborates with the development of the hospital class work in child care and hospitalized adolescents.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons