Resumo: | O presente trabalho refere-se ao projeto interventivo “Diversidade na Escola”, desenvolvido pelo Centro de Ensino Fundamental 01 de Planaltina – DF, no ano de 2013. Serão apresentadas aqui todas as fases de desenvolvimento e aplicação do projeto, até seus impactos junto à comunidade escolar, bem como a defesa de que projetos interventivo-pedagógicos podem contribuir com as políticas públicas relacionadas às questões de gênero e raça, quando buscam, a partir de suas ações, tornar o ambiente escolar um lugar mais humano, acolhedor e que fomente o respeito às diferenças, por meio de uma educação livre da homofobia, do sexismo e do racismo. __________________________________________________________________________ RÉSUMÉ Cetravail se réfèreauprojet d'intervention “Diversité à l'école”, développé par le Centro de Ensino Fundamental 01 de Planaltina – DF en 2013. Jeprésenteraiicitouteslesphasesdudéveloppement et l'applicationduprojet, jusqu'auximpactsdanslacommunautéscolaire, ainsicomme, ladéfense que cesprojets d'interventionpédagogiquepeuventcontribueravecles politiques publiques relacionéesauxquestions de genre et de race, quandonchercheapartir de sesactions, devientl'ambiancescolaireunlieuplushumain, accueillant et quipromeutlerespectauxdifférencesparmi une éducation libre de l'homophobie, dusexisme et duracisme. |