Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/12833
Título: | Apresentação da alfabetização em um contexto bilíngue e suas contribuições no espaço escolar |
Autor(es): | Cortez, Renata Farias |
Orientador(es): | Carvalho, Sônia Marise Salles |
Assunto: | Bilinguismo Alfabetização Educação bilíngue |
Data de apresentação: | 9-Dez-2015 |
Data de publicação: | 11-Abr-2016 |
Referência: | CORTEZ, Renata Farias. Apresentação da alfabetização em um contexto bilíngue e suas contribuições no espaço escolar. 2015. 41 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | A alfabetização tem sido alvo de discussões diante daqueles que se preocupam com a Educação, haja dadas observações feitas por especialistas da área de que a alfabetização é a aprendizagem da escrita e da leitura. Junto deste tema, este trabalho tem como objetivo apresentar a alfabetização em um contexto bilíngue e suas contribuições no espaço escolar. Para isso, foi feito um referencial teórico enfatizando essas contribuições e de que maneira elas acontecem no contexto de sala de aula. Através de uma observação participante, a qual valoriza o conhecimento baseado na experiência, foi possível evidenciar, diante da minha vivência em uma escola particular do Distrito Federal, como acontece no cotidiano. A partir disso, buscou-se uma forma de compreender os benefícios e as possíveis consequências de uma educação bilíngue no século XXI, bem como a socialização e construção da identidade da criança através de observações e entrevistas. Conclui-se que a adição de mais de uma língua em seu processo, não a prejudica, nem acarreta retardos em seu desenvolvimento cognitivo, motor e social. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons