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Título: Elaboração de cursos autoinstrucionais mediados por tecnologias : refletindo sobre a prática da Escola Nacional de Administração Pública
Autor(es): Constancio, Fernando Gianelli
Orientador(es): Nogueira, Danielle Xabregas Pamplona
Assunto: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Cursos autoinstrucionais
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 7-Abr-2016
Referência: CONSTANCIO, Fernando Gianelli. Elaboração de cursos autoinstrucionais mediados por tecnologias: refletindo sobre a prática da Escola Nacional de Administração Pública. 2015. xiv, 38, [15] f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho tem como proposta investigar os avanços dos processos pedagógicos a partir da produção e implementação dos cursos autoinstrucionais. Para isso apresenta os fundamentos teóricos relacionados às técnicas de desenvolvimento de cursos autoinstrucionais mediados por tecnologias a partir do modelo ADDIE e aborda aspectos sobre a concepção pedagógica, o planejamento, a organização e a produção dos principais recursos didático-pedagógicos que viabilizam a aprendizagem nessa modalidade de educação. A pesquisa é um estudo de caso realizado durante um acordo de cooperação técnica entre a Escola Nacional de Administração Pública e a Universidade de Brasília. Para colher os dados, interpretá-los e buscar respostas ao problema, utilizamos a observação participante, técnica de investigação na qual o pesquisador não é um observador passivo, mas participa do objeto estudado. A partir das observações foram descritas as etapas de desenvolvimento dos cursos na Escola e foi possível concluir que mesmo com poucos recursos tecnológicos é possível, através da mediação pedagógica, oferecer um curso que favoreça a aprendizagem online significativa e que, para a elaboração dos cursos, o método ADDIE atrelado ao gerenciador de projetos Redmine é um meio que torna exequível a realização das cinco etapas do modelo.
Abstract: This paper aims to investigate the progress of pedagogical processes related to the production and implementation of self-instructional courses. With this purpose, it presents the theoretical foundations of the development techniques of self-instructional courses mediated by technologies using the ADDIE model and discusses aspects of the pedagogical conception, planning, organization and production of the main didactic and pedagogical resources that enable learning in this modality of Education. The research is a case study accomplished during a technical cooperation agreement between the Brazilian National School of Public Administration and the University of Brasilia. To collect data, interpret them and seek answers to the problem, it was used the participant observation, investigation technique in which the researcher is not a passive observer, but participates in the studied object. Through the observations, the development stages of the courses at the School were described and it was concluded that even with few technological resources is possible, through the pedagogical mediation, offer a course that favors a significant online learning and that, for preparation of the courses, ADDIE method linked to the Redmine project manager is a medium that makes possible the realization of the five stages of the model.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015.
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