Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12801
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LaraDaianadaSilvaDantas.pdf972,26 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Gênero e sexualidade na formação do pedagogo
Autor(es): Dantas, Lara Daiana da Silva
Orientador(es): Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto
Assunto: Gênero - desigualdade
Sexualidade
Educação
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 7-Abr-2016
Referência: DANTAS, Lara Daiana da Silva. Gênero e sexualidade na formação do pedagogo. 2015. 63 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O estudo procura responder os seguintes problemas de pesquisa: o formando de Pedagogia se sente preparado para trabalhar gênero e sexualidade no ambiente escolar? O currículo do curso de Pedagogia contempla o tema Gênero e Sexualidade nas diversas disciplinas do curso? O trabalho tem como finalidade compreender o sentido de gênero e sexualidade expressos no Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia da Universidade de Brasília e nos discursos dos formandos de 2015. A metodologia, pautada na pesquisa qualitativa, utilizou-se de entrevistas semi-estruturadas aplicadas a seis graduandos do curso de Pedagogia da Universidade de Brasília e de análise documental. Utilizou-se para este fim, das ementas das disciplinas que compõem o currículo deste curso. Os fundamentos teóricos foram pautados em Auad (2011), Berutti e Marques (2009), Carvalho (2010), Friederichs (2012), dentre outros. Os resultados e conclusões apontam que por mais que exista um discurso favorável ao ensino desta temática a prática tem sido diferente ou insuficiente levando em consideração a complexidade das temáticas. Este dado foi afirmado pelos discursos dos sujeitos entrevistados que acreditavam que a formação recebida no curso de Pedagogia da UnB não foi suficiente. Levando em consideração o meio social que estamos inseridos, os discursos dos sujeitos entrevistados da instituição de formação, aqui investigado o estudo sugere maior ênfase nas temáticas de gênero e sexualidade e sua importância para formação docente e posteriormente em seu desenvolvimento profissional e sua formação contínua. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
The study seeks to answer the following research problems: Does the undergraduate of Pedagogy feel prepared to treat gender and sexuality in the school environment? Does the Education College curriculum include the topic Gender and Sexuality in plenty of subjects of the course? The paper has the purpose to understand the meaning of gender and sexuality expressed in the Pedagogical Project of the Education’s College at the University of Brasília and in the undergraduates of 2015 speeches. The methodology, based on qualitative research, has used semi-structured interviews applied to six undergraduate students from the Faculty of Education at the University of Brasília and document analysis. It was used for this purpose, the menus of the subjects that make up the curriculum of this course. The theoretical foundations were based on Auad (2011), Berutti and Marques (2009), Carvalho (2010), Friederichs (2012), among others. The results and conclusions indicate that while there is a favorable speech to the teaching of thematic, the reality of practice has been different or insufficient given how the complexity of the themes, this finding was affirmed by the speech of the interviewed who did believe that their training it was sufficient as regards the construction of the same. Thus, this paper suggests a reflection on the themes of gender and sexuality and its importance in teacher training and later in pedagogical forming. Given how the social environment that we operate, the speeches of the interviewed ones and the speech of the training institution that were here investigated.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons