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Título: A relação afetiva do professor com seus alunos no processo de alfabetização : implicações para uma concepção integrada do sujeito que ensina
Autor(es): Gomes, Jéssica Pereira
Orientador(es): Freire, Sandra Ferraz de Castillo Dourado
Assunto: Afetividade
Educação de crianças
Alfabetização
Professores e alunos
Data de apresentação: Jun-2015
Data de publicação: 7-Abr-2016
Referência: GOMES, Jéssica Pereira. A relação afetiva do professor com seus alunos no processo de alfabetização: implicações para uma concepção integrada do sujeito que ensina. 2015. 87 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A presente pesquisa objetivou investigar como as relações sócioafetivas do professor com seus alunos medeiam as situações de aprendizagem em uma turma de alfabetização, priorizando a perspectiva do professor alfabetizador sobre tais processos.Para isso, se comprometeua: (1) compreender como a relação afetiva que o professor tem com o aluno influencia sua prática; (2) caracterizar as interações sócioafetivasenvolvidas no processo de aprendizagem da escrita e na aprendizagem da leitura; (3) analisar e comparar as situações de leitura e de escrita, enfatizando a qualidade das interações sócioafetivas das práticas pedagógicase (4) refletir sobre a importância atribuída à construção de relações afetivas entre professor e aluno para o processo de aprendizagem na alfabetização. O trabalho empírico delineou-se por meio do estudo de caso de uma professora alfabetizadora de uma escola pública do Distrito Federal, do 2º ano do ensino fundamental anos iniciais. A metodologia qualitativa de perspectiva social e dialógica contou com a realização de entrevistas (narrativa e reflexiva), sessões de observação em sala de aula (naturalística e direta) e elaboração de memorial educativo pela professora. Os resultados indicaramque as relações afetivas da professora alfabetizadora com seus alunos mediavam os processos pedagógicospor meio dos sentimentos, emoções e apreço que ela estabelecia com cada criança, e que a qualidade dessa relação se assentava em um complexo sistema de significados construídos a partir da sua história de vida e trajetória profissional, relações institucionais e expectativas sobre as famílias de seus alunos. As práticas de leitura e escrita se mostraram perpassadas por esse conjunto de aspectos intersubjetivos, o que implicava em formas diferenciadas de interações sócioafetivas entre professora e alunos. Por fim, a análise integrada dos posicionamentos pessoais da professora sugere que deve-se considerar aalfabetização como uma situação social de desenvolvimento importante onde a trajetória de desenvolvimento da professora deve ser compreendida em sua complexidade e integrada à trajetória de desenvolvimento de seus alunos e tem implicações na emergência dos processos culturais de leitura e escrita. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research aims at investigating how the socioaffective relationships of a teacher with his/her students mediate the learning situations in a literacy class, giving priority to the literacy teachers own perspective about these processes. Thus, it iscommitted to: (1) Understand how the affective relation a teacher has with a student impacts certain practices; (2) Characterize socioaffective interactions involved in the learning process of reading and writing; (3) Analyze and compare reading and writing situations, emphasizing pedagogic practices socioaffective interactions quality; (4) Reflect about the importance given to the socioaffective construction between teacher and student forthe literacy learning process. Empirical work design focused on a study case of a second grade public school literacy teacher in Distrito Federal. It used qualitative methodology within social and dialogic perspectives. It conducted narrative and reflexive interviews; direct and naturalistic classroom observation sessions; and, the construction of an educational autobiography by the teacher. Results indicate that affective relationship between teacher and her students mediated pedagogical processes through feelings, emotions and appreciation that she established with eachchild. The relationship quality involved a complex meaning system constructionbased on teacher’sown history life and professional trajectory, institutional relationshipsand her expectations on studentsfamilies’formative roles. Reading and writing practices were perpassedby these set of intersubjective aspects, and implied diverse ways of socioaffective interactions between teacher and student. Finally, an integrated analysis of teacher personal positioning suggeststhat literacy should be consideredas an important social development situation in which teacher’s development trajectory must be understood based in its complexity and integrated to her students development trajectory, and that all of this has implications in reading and writing cultural processes emergence.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015.
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