Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Souza, Maria Emília Gonzaga de | - |
dc.contributor.author | Cavalcanti, Jéssica Alves | - |
dc.identifier.citation | CAVALCANTI, Jéssica Alves. A família na vida escolar dos alunos e a interface com as formas de mediação da escola e do professor. 2015. 62 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015. | en |
dc.description.abstract | A presente pesquisa objetivou analisar a participação ou não da família na vida escolar dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, e as implicações no processo de aprendizagem, sob a perspectiva dos pais/responsáveis, dos estudantes e do professor. Comprometendo-se a: (1) Identificar as dificuldades enfrentadas pelas famílias em acompanhar a vida escolar de seus filhos/dependentes; (2) Apontar os principais problemas advindos da ausência dos pais/responsáveis na vida escolar dos alunos (3) Refletir sobre as possíveis formas de mediação da escola e do professor frente aos estudantes cujas famílias não estão presentes na vida escolar. Foi feita primeiramente uma revisão bibliográfica nos autores Eulália H. Maimoni e Márcia E. Bortone (2001), Valéria Aparecida Chechia e Antônio dos Santos Andrade (2005), Maria Auxiliadora Dessen e Ana da Costa Polonia (2007), Antonio Roberto Seixas da Cruz (2007), dentre outros, os quais embasaram teoricamente as pesquisas e estudos executados. A metodologia de caráter qualitativo, contou com a realização de entrevistas estruturadas e aplicação de questionários contendo perguntas abertas e fechadas. A análise dos dados indicou que a distância dos pais/responsáveis em relação aos estudos dos filhos, é ocasionada devido a diversos fatores, sendo o trabalho, um dos principais, todavia, há aqueles familiares que mesmo trabalhando, reconhecem a importância da participação da família na escola, e do acompanhamento à aprendizagem das crianças. Referente aos estudantes que não contam com a presença dos pais/responsáveis em sua vida escolar, a escola e o professor é quem irá propor formas de mediação para o aprendizado destes educandos. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Ensino fundamental | en |
dc.subject.keyword | Educação - participação dos pais | en |
dc.title | A família na vida escolar dos alunos e a interface com as formas de mediação da escola e do professor | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2016-04-07T12:00:13Z | - |
dc.date.available | 2016-04-07T12:00:13Z | - |
dc.date.issued | 2016-04-07T12:00:13Z | - |
dc.date.submitted | 2015-12-08 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/12792 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|