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dc.contributor.advisorPereira, Sônia Freitas Pacheco-
dc.contributor.authorOliveira, Telma Aparecida Corrêa-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Telma Aparecida Corrêa. Desafios e perspectivas da gestão democrática na escola. 2015. 92 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília-DF, 2015.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2015. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância.en
dc.description.abstractFrente às transformações da sociedade contemporânea e das leis que estabelecem as mudanças no contexto educacional, principalmente no que se refere à gestão democrática na escola é que se busca por meio do presente trabalho analisar quais os desafios e perspectivas que abarcam a escola quando se pensa na democratização, participação e autonomia consciente dos sujeitos envolvidos na construção de uma cultura organizacional pautada na coletividade e no comprometimento de todos em prol de objetivos em comum: qualidade da educação e aprendizagem integral do aluno. O instrumento usado para coleta de dados foi constituído por questionário de pesquisa com questões abertas e fechadas (para dar conta dos dados socioeconômicos) e assim contemplar as diferentes categorias envolvidas no contexto escolar; o mesmo buscou abordar questões ligadas aos desafios da gestão democrática, implantação e implementação da política educacional e prática de uma gestão democrática na escola. A análise dos resultados permitiu considerar que os desafios e as perspectivas da gestão democrática são enormes, há todo um conjunto de questões políticas, pedagógicas e organizacionais que muitas vezes dificulta um trabalho verdadeiramente democrático. É preciso toda uma mudança quando se pensa na democratização da escola, pois ainda é tímido o envolvimento dos educandos, dos pais e da comunidade de uma forma geral com as questões da escola. O papel do gestor, como líder é fundamental quando se pensa nos processos estabelecidos para a efetivação de uma gestão democrática, as mudanças pedagógicas e organizacionais devem acontecer a partir das concepções do gestor, que deve contemplar os princípios de participação e autonomia, construindo um trabalho onde a pluralidade de concepções, a participação ativa de todos; a comunicação e a coletividade sejam objetivos verdadeiramente alcançados, mesmo que os desafios sejam constantes, as perspectivas devem superar os obstáculos e as dificuldades encontradas na escola. E, todos juntos devem trabalhar, para que a gestão democrática que tanto se prega não fique apenas em nível de discurso, mas aconteça na prática de forma expressiva com o envolvimento de todo o grupo. _________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractFaced with the transformations of contemporary society and the laws that establish the changes in the educational context, especially with regard to the democratic management in school is what is sought by means of this work to analyze what challenges and perspectives that encompass school when one thinks of the democratization, participation and conscious autonomy of those involved in building an organizational culture guided by the community and the commitment of all towards common goals : quality education and comprehensive student learning. The instrument used for data collection consisted of research questionnaire with open and closed questions (to account for socioeconomic data) and thus contemplate the different categories involved in the school context; it sought to address issues related to the challenges of democratic management, deployment and implementation of educational policy and practice democratic management in school. The results concluded that the challenges and perspectives of democratic management are enormous, there is a whole set of political, pedagogical and organizational issues that often hinders a truly democratic work. It takes an entire change when one thinks of the school democratization, it is still shy involvement of students, parents and the community in general with school issues. The role of the manager as a leader is essential when it comes in the processes established for the realization of democratic management, pedagogical and organizational changes must take place from the conceptions of the manager who must contemplate the principles of participation and empowerment, building work where the plurality of views, the active participation of all; communication and community are truly achieved goals, even if the challenges are constant prospects must overcome obstacles and difficulties encountered in school. And everyone must work together so that both the democratic management is preached not just stay in speech level, but happens in practice in a significant way with the connection and involvement of the entire group.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordComunidade e escolaen
dc.subject.keywordGestão escolar democráticaen
dc.subject.keywordEducação - participação dos paisen
dc.titleDesafios e perspectivas da gestão democrática na escolaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2016-04-06T13:21:23Z-
dc.date.available2016-04-06T13:21:23Z-
dc.date.issued2016-04-06T13:21:23Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/12785-
dc.language.isoPortuguêsen
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