Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12763
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_ElianeVieiradaSilvaFerreira.pdf492,19 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O papel da família no processo escolar da criança
Autor(es): Ferreira, Eliane Vieira da Silva
Orientador(es): Pereira, Sônia Freitas Pacheco
Assunto: Família e escola
Educação de crianças
Educação - participação dos pais
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 5-Abr-2016
Referência: FERREIRA, Eliane Vieira da Silva. O papel da família no processo escolar da criança. 2015. 57 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília-DF, 2015.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo investigar a participação dos pais no processo escolar da criança e relação à família-escola. A pesquisa é de cunho qualitativo. A metodologia utilizada para o levantamento dos dados foi questionário A análise dos dados referentes às questões abertas foi realizada mediante uma categorização clássica das respostas. A instituição escolhida foi a Escola Municipal Santa Bárbara, localizada na cidade de Goiás - Go. Participaram desta pesquisa oito professores e quatorze pais. Os resultados apontam que os pais participam no processo escolar de seus filhos e os mesmos avaliam positivamente a relação família- escola. Foram identificados mecanismos de participação na escola como o PPP- Projeto Político Pedagógico e o Conselho Escolar. Sendo que a maioria dos pais definiu o Conselho Escolar na visão pedagógica. Já o Projeto Político Pedagógico, a maioria dos pais não participou da sua elaboração. Sabendo-se que a instituição escola necessita da participação dos pais para avançar na qualidade da educação do aluno, assim, a mesma tem o papel de fazer com que a participação dos pais seja efetiva no processo de escolarização de seus filhos. Para que tal participação aconteça, é necessário que a escola trace metas para consolidar ações educativas fazendo uso dos mecanismos de que dispõe. _________________________________________________________________________ ABSTRACT
This course conclusion work aims to investigate the participation of parents in the school process of the child and the family-school relationship. The research is qualitative in nature. The methodology used for the data collection was questionnaire Analysis of data on open questions was carried out by a classical categorization of answers. The chosen institution was the Municipal School Santa Barbara, located in Goiás -. Go participated in this research eight teachers and fourteen parents. The results show that parents participate in the schooling process of their children and they positively evaluate the family-school relationship. Participation mechanisms have been identified at school as PPP- Political Pedagogical Project and the School Board. Since most parents set the School Board in the pedagogical vision. Already the Political Pedagogical Project, most parents did not participate in its preparation. Knowing that the school institution needs of parental participation to advance the quality of student education, as well, it has the role to make parental involvement to be effective in their children schooling process. For this participation happens, it is necessary to trace school goals to consolidate educational activities making use of the mechanisms available.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2015. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons