Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/12746
Título: | A necessidade de trabalhar relações étnicas-raciais na alfabetização |
Autor(es): | Andrade, Márcia Aparecida de Oliveira |
Orientador(es): | Schneider, Magalis Bésser Dorneles |
Assunto: | Alfabetização Relações raciais Discriminação na educação |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 4-Abr-2016 |
Referência: | ANDRADE, Márcia Aparecida de Oliveira. A necessidade de trabalhar relações étnicas-raciais na alfabetização. 2015. 52 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Itapirapuã-GO, 2015. |
Resumo: | Esta monografia foi realizada no desejo de refletir a discriminação étnico-raciais que
afeta a integridade humana da sociedade brasileira, como se processa a Educação
das Relações Étnico-Raciais na atuação dos educadores/as diante dos processos
ensino aprendizagem, em especial na Alfabetização. E objetivou entrevistar
educadores alfabetizadores do 1º ano, sobre a questão das relações Étnico-Raciais
em sala de aula na perspectiva da construção da identidade dos educandos, como
meio necessário para o exercício da cidadania, atuando de forma consciente na
sociedade multicultural e pluriética, para que possam praticar a democracia. O
memorial permitiu uma retrospectiva sobre percurso do curso de pedagogia e prática
pedagógica, fundamentada nos autores que defende a questão Étnico-Racial, e leis
que regem a educação brasileira, em especial a lei 10.639/2003 que altera a atual
LDB para incluir nos currículos escolares conteúdos referentes à questão Étnico-
Racial, tendo como requisito primordial a formação de educadores. E para possível
concretização sugere-se inclusão de políticas educacionais que se comprometa com
a educação no que se refere às relações étnico-raciais. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2015. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons