Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12746
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MarciaAparecidadeOliveiraAndrade.pdf2,28 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A necessidade de trabalhar relações étnicas-raciais na alfabetização
Autor(es): Andrade, Márcia Aparecida de Oliveira
Orientador(es): Schneider, Magalis Bésser Dorneles
Assunto: Alfabetização
Relações raciais
Discriminação na educação
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 4-Abr-2016
Referência: ANDRADE, Márcia Aparecida de Oliveira. A necessidade de trabalhar relações étnicas-raciais na alfabetização. 2015. 52 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Itapirapuã-GO, 2015.
Resumo: Esta monografia foi realizada no desejo de refletir a discriminação étnico-raciais que afeta a integridade humana da sociedade brasileira, como se processa a Educação das Relações Étnico-Raciais na atuação dos educadores/as diante dos processos ensino aprendizagem, em especial na Alfabetização. E objetivou entrevistar educadores alfabetizadores do 1º ano, sobre a questão das relações Étnico-Raciais em sala de aula na perspectiva da construção da identidade dos educandos, como meio necessário para o exercício da cidadania, atuando de forma consciente na sociedade multicultural e pluriética, para que possam praticar a democracia. O memorial permitiu uma retrospectiva sobre percurso do curso de pedagogia e prática pedagógica, fundamentada nos autores que defende a questão Étnico-Racial, e leis que regem a educação brasileira, em especial a lei 10.639/2003 que altera a atual LDB para incluir nos currículos escolares conteúdos referentes à questão Étnico- Racial, tendo como requisito primordial a formação de educadores. E para possível concretização sugere-se inclusão de políticas educacionais que se comprometa com a educação no que se refere às relações étnico-raciais.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2015. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons