Resumo: | A pesquisa aqui apresentada procurou observar como os profissionais da pedagogia
dispensam atendimento aos alunos com características do Transtorno de Déficit de Atenção
Hiperativos (TDA/H) ou não, analisando de uma forma ampla as possibilidades e limites
encontrados por eles nas salas de aula da rede pública do Distrito Federal. Por meio de
entrevistas semiestruturadas e análise dos documentos que regulam o funcionamento do
sistema educacional destinado a atender aos Alunos com Necessidades Educacionais
Especiais (ANEE). Para melhor entender o problema, procuramos junto a Secretaria de
Estado da Educação, na Subsecretaria de Planejamento Acompanhamento e Avaliação
Educacional informações sobre quantitativos e fomos direcionados a Coordenação de
Informações Educacionais que disponibilizou Censo Escolar da Rede Pública do Distrito
Federal do ano de 2015. As entrevistas ocorreram na Gerência Regional de Educação Básica,
Coordenação Regional de Ensino Plano Piloto/Cruzeiro, com a Coordenação do Serviço de
Apoio a Aprendizagem e em duas escolas da rede pública, onde foram ouvidos Gestores,
Coordenadores, Equipe Itinerante e Professores buscando investigar quais os procedimentos
adotados com ANEE, evidenciando os portadores de TDA/H no universo amostral analisado.
Os dados coletados revelam que a realidade investigada não condiz com a existente no
sistema educacional da rede pública do Distrito Federal, pois conta com uma estrutura
privilegiada, no entanto, existem limitações para o êxito pleno daquilo que os profissionais
classificariam como o ideal para se trabalhar com os ANEE. _________________________________________________________________________ ABSTRACT The research presented here sought to observe how the pedagogy of professional dispense
care to students with Attention Deficit Disorder characteristics of Hyperactive attention (ADD
/ H) or not, analyzing in a comprehensive way the possibilities and limits found for them in
the network classroom public of the Federal District. Through semi-structured interviews and
analysis of documents governing the operation of the educational system to meet the Learners
with Special Educational Needs (SSEN). To better understand the problem we seek together
the Ministry of Education, the Monitoring Secretariat for Planning and Educational
Evaluation information on quantitative and were directed the Coordination of Educational
Information which provided school census Public Network Federal District 2015. Interviews
occurred in the Regional Education Management Basic, Regional Coordination of Education
Pilot / Cruise Plan, with the Coordination Service Learning and in two public schools, where
they were heard Managers, Coordinators, Itinerant Team and Teachers seeking to investigate
what procedures adopted with SSEN, highlighting those with ADD / H in the analyzed sample
universe.
The collected data show that the national reality does not match existing in the educational
system of the public network of the Federal District therefore has a privileged structure,
however, there are limitations to the success full of what professionals would classify as the
ideal to work with SSEN. |