Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12742
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_NiaraDiasGuedes_RamonLautonAndrade.pdf4,16 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação de desempenho de estruturas utilizando lajes do tipo Bubbledeck®
Autor(es): Guedes, Niara Dias
Andrade, Ramon Lauton
Orientador(es): Oliveira, Marcos Honorato de
Assunto: Materiais de construção
Concreto armado
Lajes
Data de apresentação: 4-Dez-2015
Data de publicação: 4-Abr-2016
Referência: GUEDES, Niara Dias; ANDRADE, Ramon Lauton. Avaliação de desempenho de estruturas utilizando lajes do tipo Bubbledeck®. 2015. xiii, 93 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Com a modernização da indústria da construção civil, surgem novas tecnologias e técnicas vão sendo aprimoradas visando menor custo, maior eficiência, maior praticidade e durabilidade, sem abrir mão da segurança e conforto aos usuários. Além disso, diante da atual situação de escassez de recursos e degradação do meio ambiente, torna-se necessário considerar a sustentabilidade da tecnologia em estudo. Dentro desse contexto, o sistema de lajes com vazios, ou lajes ocas, surge com a promessa de cumprir todos esses quesitos. O surgimento de tecnologias utilizando esse sistema, dentre elas BubbleDeck®, Cobiax® e U-boot®, vem com o objetivo de diminuir o consumo de concreto armado, economizando em fôrmas, buscando aliviar esforços da fundação, aumentar a produtividade, e, ainda, apresentando comportamento estrutural, acústico e térmico igual ou superior ao das lajes lisas tradicionais, além de possuírem certificados ambientais. Este projeto traz uma descrição desse novo sistema de lajes, expondo seus pontos positivos e negativos, as características das principais tecnologias de lajes com vazios e seus métodos construtivos, com foco na tecnologia BubbleDeck®. A fim de se analisar o desempenho desse método construtivo, este projeto irá fornecer o dimensionamento de uma laje BubbleDeck®, os resultados encontrados para a mesma serão comparados a uma laje lisa tradicional que apresente valores de flecha equivalentes a da laje com vazios. Os parâmetros a serem discutidos serão o volume de concreto utilizado na edificação, os valores de momentos nas duas direções das lajes em questão, a taxa de armadura necessária e o carregamento nos pilares. Será apresentado ainda o detalhamento da estrutura de concreto armado para melhor visualização das diferenças entre os métodos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2015.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons