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Título: Fontes de mal-estar no trabalho e estratégias de mediação no contexto do serviço público : desafios e perspectivas para a qualidade de vida no trabalho
Autor(es): Miranda, Fernanda Freires
Orientador(es): Ferreira, Mário César
Assunto: Qualidade de vida no trabalho
Serviço público - administração de pessoal
Data de apresentação: Jun-2010
Data de publicação: 26-Nov-2010
Referência: MIRANDA, Fernanda Freires. Fontes de mal-estar no trabalho e estratégias de mediação no contexto do serviço público: desafios e perspectivas para a qualidade de vida no trabalho. 2010. 87 f. Monografia (Especialização em Gestão Universitária)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: O objetivo deste trabalho é investigar a relação entre mal-estar no trabalho, as Estratégias de Mediação Individual e Coletiva (EMIC) e a Qualidade de Vida (QVT) no Trabalho dos trabalhadores de uma Unidade do Serviço Público Federal. O quadro teórico utilizado na presente pesquisa foi fundamentado no modelo teórico da Ergonomia da Atividade que contempla três dimensões analíticas: as fontes de mal-estar no trabalho, Estratégias de Mediação e Qualidade de Vida no Trabalho. Utilizou-se como abordagem metodológica a análise documental, observações e a técnica de Grupo Focal que demandou reuniões com o diretor desta unidade administrativa, posteriormente momentos de sensibilização dos servidores públicos e funcionários terceirizados da unidade administrativa do serviço público federal, sendo dividido em dois grupos: 14 participantes da unidade sede e 12 participantes dos postos descentralizados. Os encontros dos grupos focais foram realizados em dias diferentes para cada um dos grupos se compreendeu três etapas: formulário com questões individuais (14 participantes) da unidade sede, com duração média de (20 minutos) e (12 participantes) dos postos descentralizados, com duração média de (20 minutos), subgrupos na unidade sede (5 grupos, com duração média de 40 minutos e 14 participantes) e postos descentralizados (4 grupos, com duração média de 40 minutos e 12 participantes), e síntese do grupo, na unidade sede com os (14 participantes, duração média de 40 minutos) e postos descentralizados (12 participantes, duração média de 40 minutos) com as informações obtidas pelos grupos focais foi elaborado um relatório de diagnostico do contexto de trabalho desta unidade administrativa do serviço público federal. A análise dos dados indica como a relação entre as fontes de mal-estar relacionadas às condições de trabalho (CT), à organização do trabalho (OT) e às relações socioprofissionais (RS) interfere no contexto de trabalho, dispondo as fontes de mal-estar que são observadas pelos servidores e funcionários terceirizados associadas aos respectivos modos de lidar, conseqüências e sugestões apontados pelos grupos focais. Por meio dessa visualização das fontes de mal-estar associadas a essas três variáveis (CT, OT e RS), pode-se observar a interdependência entre essas dimensões, indicando que as estratégias de mediação no contexto de trabalho para ser efetivas e conseguir reduzir as fontes de mal-estar devem levar em conta esse relacionamento entre elas. Assim, com as vivências de mal-estar no trabalho, suas conseqüências e modos de lidar identificadas na pesquisa de Grupo Focal possibilitaram em sugestões para a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT).
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.06.TCC.1273
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