Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12714
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_JoaoHenriqueMoreiradeSouzaDantas.pdf8 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Influência da forma geométrica de poços e trincheira de infiltração na propagação de contaminantes em região de solo saturado
Autor(es): Dantas, João Henrique Moreira de Souza
Orientador(es): Carvalho, José Camapum de
Coorientador(es): Ozelim, Luan Carlos de Sena Monteiro
Assunto: Solo - uso
Recuperação de terra
Drenagem
Data de apresentação: 11-Dez-2015
Data de publicação: 31-Mar-2016
Referência: DANTAS, João Henrique Moreira de Souza. Influência da forma geométrica de poços e trincheira de infiltração na propagação de contaminantes em região de solo saturado. 2015. xvi, 108 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O fenômeno de drenagem ocorre naturalmente, seja superficial por meio da declividade do terreno ou pela infiltração no solo. No momento em que o homem ocupa uma certa região, ele altera o seu redor para adapta-lo ao seu estilo de vida, mas essa transformação do local geralmente afeta também o comportamento da drenagem. Para solucionar o problema do acúmulo de água gerado pela impermeabilização das áreas que ocupa e usa, o ser humano comumente se vale de tecnologias de drenagem. Hoje em dia, o método mais utilizado é a canalização da água pluvial até um curso d’água ou talvegue. Com o aumento das zonas impermeáveis, essa tecnologia vem mostrando problemas ambientais e ineficiência para acompanhar tal crescimento. Com isso, novas tecnologias foram desenvolvidas para solucionar esses problemas. Uma delas é a utilização de sistema de drenagem por infiltração. Essa tecnologia oferece a vantagem de possibilitar a recarga do aquífero compensando as áreas impermeabilizadas. A utilização de drenagem por infiltração gera alteração da umidade e do grau de saturação de água no solo, acarretando muitas vezes alteração no comportamento do perfil geotécnico e essas alterações podem gerar danos ambientais e danificar estruturas ao redor. Nessa monografia foram levantados os problemas conhecidos e as causas deles, como infiltração nos revestimentos; redução da capacidade de carga de fundações, pavimentos e contenções; desmoronamento de taludes de corte e de encostas. Outro fator levado em conta foi a poluição de aquíferos e recursos hídricos pelas águas infiltradas. Além das patologias capazes de ocorrer ao redor do sistema de infiltração, levantou-se também os problemas que podem ocorrer no próprio elemento de infiltração tanto estruturais quanto na redução da capacidade de infiltrar a água. Devido grande parte das patologias apresentadas ser dependente da geometria (largura, comprimento e profundidade) das valas, trincheira e poços, verificou-se a necessidade de estudar a influência desses parâmetros no funcionamento do sistema de infiltração. Pelo questionamento levantado, foram realizadas simulações numéricas para analisar a influência, na condição isolada, do formato de poços circulares e trincheiras retangulares, triangulares equiláteras e triangulares isósceles na propagação de um contaminante na região saturada do solo. Destaca-se que essa condição saturada ou quase saturada pode se dar por meio do próprio processo de infiltração ao longo da estação chuvosa.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2015.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons