Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12709
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_PedroHenriqueDominguesAbreu.pdf3,01 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Projeto de acessibilidade para o transporte de carga e coleta de resíduos sólidos nas quadras comerciais do Plano Piloto
Autor(es): Abreu, Pedro Henrique Domingues
Orientador(es): Fonseca, Adelaida Pallavicini
Assunto: Transporte de carga
Resíduos sólidos
Coleta seletiva de lixo
Mobilidade urbana
Data de apresentação: 13-Fev-2015
Data de publicação: 31-Mar-2016
Referência: ABREU, Pedro Henrique Domingues. Projeto de acessibilidade para o transporte de carga e coleta de resíduos sólidos nas quadras comerciais do Plano Piloto. 2015. x, 55 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Os centros urbanos são locais de frequente e constante movimentação de pessoas e bens, essenciais para a geração das atividades econômicas e sociais das cidades. Entretanto, o desequilíbrio causado pela desordenação do espaço urbano, aliado ao planejamento ineficiente do desenvolvimento dessas áreas centrais forma zonas urbanas problemáticas. O transporte de cargas, bem como a coleta de resíduos sólidos, encontra dificuldades constantes, como longos e onerosos congestionamentos, acidentes, políticas de restrições e áreas para descarga insuficientes. Apesar de ter nascido como uma cidade planejada, Brasília não se manteve organizada nesse aspecto, e apresenta os mesmos problemas observados em outros grandes centros urbanos. O impacto dos veículos de carga no trânsito das quadras comerciais do Plano Piloto é notável, trazendo transtornos à população em geral, gerando engarrafamentos e prejuízos econômicos e sociais. Este trabalho objetiva agir neste aspecto, analisando o problema da demanda de vagas para veículos de carga e da coleta de resíduos sólidos, propondo um projeto de acessibilidade para solucionar tais dificuldades.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2015.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons