Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12706
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_SilviaYuntaOrtega.pdf1,19 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A importância da participação social no processo de licenciamento ambiental da política nacional de meio ambiente
Autor(es): Ortega, Silvia Yunta
Orientador(es): Bessa, Luiz Fernando Macedo
Assunto: Participação social
Licenciamento ambiental
Avaliação de Impacto Ambiental (AIA)
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 30-Mar-2016
Referência: ORTEGA, Silvia Yunta. A importância da participação social no processo de licenciamento ambiental da política nacional de meio ambiente. 2015. 47 f., il. Monografia (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A participação pública na Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) é amplamente reconhecida como um elemento fundamental no processo de Licenciamento Ambiental. O presente trabalho analisa esse processo e os mecanismos que hoje existem a fim de permitir uma participação social direta e mais ativa. Foi realizada uma imersão parcial na DILIC (Diretoria de Licenciamento Ambiental) do IBAMA, mais concretamente na Coordenação de Portos, Aeroportos e Hidrovias e na Coordenação de Energia Hidrelétrica. Essa imersão se constituiu em observação participante, entrevistas, pesquisas documentais e bibliográficas. O objetivo deste trabalho é destacar o papel da sociedade no envolvimento e na participação do processo de Avaliação de Impacto Ambiental, em especial nas audiências públicas. Para isso, apresentam-se as etapas e atividades do processo de AIA, identificando aquelas nas quais a participação pública é viável e necessária. É analisado o sistema de licenciamento ambiental brasileiro, em âmbito federal – de competência do IBAMA, especialmente os aspectos relacionados à legislação e às regulamentações, à estrutura institucional, e à prática da AIA no país. Como ponto auge do trabalho, estuda-se a importância das Audiências Públicas como ferramenta formal de participação da sociedade. Analisando algumas das audiências públicas realizadas no âmbito do Ibama, avalia-se que, apesar das falhas existentes, e de sua efetividade abaixo do desejado, elas se tornaram um importante e principal meio de envolvimento da sociedade no processo de licenciamento ambiental.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, 2015.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons