Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12701
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AbnerdaCostaPeixoto.pdf1,3 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Instrumentos da democracia participativa : um estudo sobre o Participa.br e o Dialoga Brasil
Autor(es): Peixoto, Abner da Costa
Orientador(es): Freitas, Christiana Soares de
Assunto: Plataformas digitais
Participação social
Governo eletrônico - democracia participativa
Democracia virtual
Data de apresentação: 9-Dez-2015
Data de publicação: 30-Mar-2016
Referência: PEIXOTO, Abner da Costa. Instrumentos da democracia participativa: um estudo sobre o Participa.br e o Dialoga Brasil. 2015. 53 f., il. Monografia (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho tem como objetos de estudo as plataformas Participa.br e Dialoga Brasil, lançadas como ferramentas de democracia participativa digital, sob responsabilidade da então Secretaria-Geral da Presidência da República. Os objetivos propostos são: definir as características, objetivos, propósitos de cada uma das plataformas para em seguida analisa-las comparativamente com relação às características de participação social. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho descritivo e exploratório, para qual a abordagem utilizada foi o estudo de caso. Foram utilizados dados primários e secundários, entre eles foram utilizadas entrevista, pesquisa documental e bibliográfica. Com os resultados obtidos foi possível caracterizar cada plataforma analisada e observar que, embora uma plataforma tenha maior capacidade participativa que outra, este não é, necessariamente, fator explicativo para seu sucesso ou insucesso, podendo ser explicado por outros fatores como maior apoio político.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, Curso de Gestão de Políticas Públicas, 2015.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons