Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12686
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_LeandroModestoPratesBeltrao.pdf3,18 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Resíduos sólidos da construção civil : planos para sua redução, reutilização e reciclagem no Distrito Federal
Autor(es): Beltrão, Leandro Modesto Prates
Orientador(es): Pereira, Cláudio Henrique de Almeida Feitosa
Assunto: Construção civil - gestão de resíduos sólidos
Resíduos sólidos
Data de apresentação: Dez-2014
Data de publicação: 30-Mar-2016
Referência: BELTRÃO, Leandro Modesto Prates. Resíduos sólidos da construção civil: planos para sua redução, reutilização e reciclagem no Distrito Federal. 2014. xiv, 131 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O volume excessivo de resíduos sólidos urbanos (RSU) é um dos grandes desafios a ser enfrentado pela humanidade. O aumento contínuo da geração de RSU decorrente, dentre outros motivos, do crescimento desordenado das cidades, associado à escassez de áreas para sua destinação final, faz da coleta, transporte e deposição final adequadas desses resíduos uma tarefa árdua e cada vez mais complexa. O presente estudo tem como foco o entulho oriundo da indústria da construção civil, os resíduos sólidos da construção (RCC). O volume dos RCC, quando não tratado adequadamente, impacta o meio ambiente urbano, cria verdadeiras ilhas de entulho, entope sistemas de drenagem urbana e causa o assoreamento de córregos e rios, dentre outros efeitos colaterais. Visto esse quadro insustentável de geração e destinação de RCC, é indiscutível a necessidade de se implementar sistemas de gestão de resíduos sólidos preventivos, modernos e eficazes na construção civil. O objetivo desse estudo é sugerir planos para redução, reutilização e reciclagem dos RCC no Distrito Federal (DF). Para tanto, primeiramente realizou-se uma revisão bibliográfica através de investigação e levantamento de dados estatísticos em pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em artigos científicos, livros nacionais e internacionais, teses e dissertações, dentre outros. Posteriormente, serão realizados estudos de caso através de visitas a canteiros de obras em Brasília e cidades satélites para observações e coletas de dados sobre o panorama da geração e gerenciamento de RCC, áreas de deposição regulares e irregulares e a fiscalização realizada pelo governo. O emprego de técnicas mais racionais de construção, como paredes de gesso acartonado e estruturas pré-moldadas, tornou-se um elemento chave na diminuição das perdas e desperdícios e um método construtivo mais eficiente e moderno, oferecendo vantagens à construtora, ao meio ambiente e ao cliente, a medida que reduz o tempo de execução, os gastos e a geração de resíduos. Entretanto, a geração de RCC ainda mantém-se em níveis alarmantes no Brasil devido, principalmente, à falta de ação do Poder Público, que deveria tomar medidas que reforçassem a fiscalização e a aplicação das leis vigentes.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2014.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons