Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12682
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_AntoniaJozianeAlvesdeSant’anna.pdf1,67 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A importância do trabalho com os gêneros textuais na formação de leitores e escritores letrados
Autor(es): Sant’anna, Antonia Joziane Alves de
Orientador(es): Dias, Paula Maria Cobucci Ribeiro
Assunto: Gêneros textuais
Letramento
Práticas pedagógicas
Data de apresentação: 11-Jul-2014
Data de publicação: 29-Mar-2016
Referência: SANT’ANNA, Antonia Joziane Alves de. A importância do trabalho com os gêneros textuais na formação de leitores e escritores letrados. 2014. 63 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A presente pesquisa trata sobre a importância do trabalho desenvolvido na sala de aula sob a perspectiva do letramento por meio dos gêneros textuais. O estudo analisou a atuação docente de uma professora que pauta sua prática em torno dos diversos gêneros textuais. Dessa forma, esta pesquisa desenvolve em seu referencial teórico uma breve explicação sobre o conceito de letramento e uma síntese acerca do estudo de gêneros textuais. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico numa turma de 2º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública do Distrito Federal. Também foram realizadas observações e utilizados como instrumentos de pesquisa um diário de bordo e uma entrevista semiestruturada com a professora colaboradora. A partir dos resultados obtidos, foi possível concluir que as estratégias pedagógicas de trabalho por meio dos gêneros textuais podem contribuir para o letramento dos alunos e além disso, os gêneros constituem-se como instrumentos eminentemente importantes para a ampliação das habilidades e competências de uso da leitura e escrita para a prática social. _________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research deals with the importance of the work in the classroom from the perspective of literacy through textual genres. The study examined the teaching practice of a teacher who guides its practice around the various textual genres. Thus, this research develops their theoretical brief explanation of the concept of literacy and an overview about the study of textual genres. Therefore, a qualitative ethnographic research was conducted in a class of 2nd year of elementary school, a public school in the Federal District. Observations were also made and used as research tools a logbook and a semistructured interview with the cooperating teacher. From the results obtained, we conclude that the pedagogical strategies work through textual genres can contribute to the literacy of students and in addition, the genders are formed as eminently important tools for expanding the skills and competences of use Reading and writing for social practice.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons