Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12680
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_ThiagoPetriDuarte.pdf803,44 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Percepção dos condutores quanto às inovações em combustíveis alternativos e renováveis
Autor(es): Duarte, Thiago Petri
Orientador(es): Araujo Neto, Luiz Medeiros
Assunto: Transportes - Brasil
Sustentabilidade
Combustíveis
Inovação
Combustíveis alternativos
Data de apresentação: 4-Fev-2016
Data de publicação: 29-Mar-2016
Referência: DUARTE, Thiago Petri. Percepção dos condutores quanto às inovações em combustíveis alternativos e renováveis. 2016. 72 f., il. Monografia (Bacharelado de Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este trabalho tem por foco pesquisar a respeito da percepção da utilização e disponibilidade de combustíveis renováveis e não poluentes por parte daqueles que pagam pelo abastecimento no Distrito Federal. A pesquisa tem como objetivo Analisar as inovações baseadas na utilização dos insumos energéticos nos transportes, com foco nas energias renováveis e não poluentes. Ainda que sejam tratadas de formas alternativas e pouco divulgadas de insumos automotivos, essas formas energéticas são plenamente aplicáveis de forma geral, bastando apenas, se for de interesse do proprietário do carro, providenciar a devida adaptação veicular para recepcionar a utilização de determinada opção energética para utilizar no automóvel. O instrumento de captação de dados abordou aspectos relacionados a Viabilidade, Poluição Ambiental, Características do veiculo, Comodidade, Aspectos Intangíveis e Confiabilidade, os quais foram analisados por meio de uma escala likert com 5 itens. Como resultado, várias espécies de energias renováveis, alternativas e não/pouco poluentes foram elencadas, quais são Eletricidade, Propulsão a ar comprimido, Gases Veiculares e Combustíveis Vegetais. Entretanto, a maioria delas foi considerada desconhecida, conforme análise da amostra de condutores que foram pesquisadas, onde apenas três tipos de formas energéticas alternativas para veículos foram plenamente reconhecidas pela amostra de condutores pesquisada. Além disso, concluiu-se que os condutores de veículos no Distrito Federal, já utilizariam das energias alternativas apresentadas neste trabalho, inclusive sem percepção, apenas o Biodiesel, e tais motoristas também já estão cientes de diversidades energéticas, e, se realmente tiverem interesse de mudar de prática, poderiam, com algum esforço pessoal e dispêndio de alguns recursos, utilizar tais formas novas de abastecimento, em busca de economicidade e minimização da emissão de poluentes, com a contrapartida das possíveis limitações.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons