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Título: Interdisciplinaridade e desenvolvimento sustentável na graduação de ciências ambientais da Universidade de Brasília : a percepção dos alunos
Autor(es): Zaks, Ana Júlia Barros Farias
Orientador(es): Conceição, Pedro Henrique Zuchi da
Assunto: Desenvolvimento sustentável
Universidade de Brasília (UnB) - Ciências Ambientais
Data de apresentação: 13-Dez-2014
Data de publicação: 28-Mar-2016
Referência: ZAKS, Ana Júlia Barros Farias. Interdisciplinaridade e desenvolvimento sustentável na graduação de ciências ambientais da Universidade de Brasília: a percepção dos alunos. 2014. 86 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Ambientais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com os alunos de Ciências Ambientais da Universidade de Brasília – UnB, com o objetivo de verificar se a interdisciplinaridade, proposta pelo Projeto Político Pedagógico do curso está, de fato, sendo efetivada enquanto estratégia metodológica, considerando que as questões ambientais implicam necessariamente a colaboração dos diferentes campos do conhecimento. Também procurou-se identificar a percepção que os alunos têm de Desenvolvimento Sustentável, e como o curso contribuiu para tal. Para fim de análise, foram feitas comparações entre as respostas dos alunos das quatro cadeias de seletividade existentes no curso, a fim de se apurar se há diferenças entre as percepções de acordo com o foco que o aluno escolheu. Para atingir esses objetivos, foi utilizado o questionário, de ordem quantitativa, como o principal instrumento de coleta de dados, seguido de um grupo focal, de ordem qualitativa. As duas perspectivas não se excluem. A relevância deste trabalho se justifica, porque este se configura como importante instrumento de avaliação tão necessária em todos os âmbitos, sobretudo em experiências recentes como é o caso do curso de Ciências Ambientais, que necessita de um olhar atencioso e de estudos que visem seu contínuo aperfeiçoamento.
Abstract: The present work presents the results of a survey conducted with the students of Environmental Sciences at the University of Brasilia-UnB, in order to verify that the interdisciplinarity, proposed by the Pedagogical political project of course is, in fact, being effective as methodological strategy, whereas environmental issues necessarily imply the collaboration of different fields of knowledge. Also sought to identify the perception that students have for sustainable development, and how the course contributed to this end. To end of analysis, comparisons were made between the answers of the students of the four existing selectivity chains in the course, in order to establish whether there are differences between the perceptions according to the focus that the student has chosen. To achieve these goals, we used the questionnaire of quantitative order, as the main instrument of data collection, followed by interview, qualitative order. The two perspectives are not mutually exclusive. The relevance of this work is justified because this is configured as an important instrument of evaluation as required in all areas, especially in recent experiences as in the case of Environmental Sciences, which requires a thoughtful look and studies aimed at its continuous improvement.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Geociências, Instituto de Química, Departamento de Economia, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2014.
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