Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12638
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LucianaFerreiraRodrigues.pdf1,03 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A leitura na educação infantil a partir de textos literários
Autor(es): Rodrigues, Luciana Ferreira
Orientador(es): Queiroz, Norma Lucia Neris de
Assunto: Educação de crianças
Crianças - livros e leitura
Data de apresentação: 14-Dez-2015
Data de publicação: 28-Mar-2016
Referência: RODRIGUES, Luciana Ferreira. A leitura na educação infantil a partir de textos literários. 2015. 63 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília-DF, 2015.
Resumo: O presente estudo de pesquisa buscou discutir o ofício de ser professora, suas vantagens e possibilidades, bem como a compreensão dos graves problemas comuns na vida dos professores e que se devem quase na sua totalidade na falta investimentos da educação, tais como infraestrutura, ou seja, prédios confortáveis, mobiliários adequados e suficientes, livros, laboratórios de informática e muitas outras carências da escola que servem para provar a falta de respeito dos governantes pelo povo e a falta de compromisso com o desenvolvimento dos alunos. Os objetivos definidos aqui foram analisar a prática docente das professoras da educação infantil da rede pública municipal de Mozarlândia investigando o trabalho pedagógico desenvolvido no que tange a leitura para as crianças da educação infantil, verificando os procedimentos metodológicos utilizados e qual a importância dada a leitura de textos literários pela equipe gestora e pelas professoras no processo de ensino-aprendizagem da leitura. Para fundamentar a análise de dados, trabalhamos no referencial teórico os seguintes autores: Zilberman (1984), Abramovich (1989), Souza (1992), Oliveira (1993), Martins (1994), Sandroni e Machado (2000), Bettelheim (2002) e Vygotsky (2002), discutindo a história da literatura infantil primeiramente na Europa e depois no Brasil, dando ênfase ao protagonismo de Monteiro Lobato. Fez-se, ainda, uma leitura dos processos de alfabetização e letramento, ressaltando seus conceitos. O trabalho de pesquisa constou de um levantamento de dados feitos por meio de questionário. Esse questionário foi respondido por quatro professoras que trabalham com a educação infantil e a análise das respostas das docentes permitiu inferir que a leitura de textos literários é comum na prática pedagógica de todas as professoras pesquisadas, sendo que ambas possuem conhecimentos teóricos sobre a importância do trabalho com a leitura de textos literários, citando suas vantagens e contribuições para o desenvolvimento das crianças. Ficou patente ainda que são trabalhados diversos gêneros de textos literários na escola e que as limitações do acervo disponível na unidade escolar não impedem o trabalho, pois as professoras buscam outras fontes e recursos para que a leitura de textos literários efetivamente faça parte de suas atividades pedagógicas cotidianas.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2015. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons