Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12634
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_RomildaEliasGonçalves.pdf836,17 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A importância da participação da família na escola
Autor(es): Gonçalves, Romilda Elias
Orientador(es): Pereira, Sônia Freitas Pacheco
Assunto: Família e escola
Educação - participação dos pais
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 28-Mar-2016
Referência: GONÇALVES, Romilda Elias. A importância da participação da família na escola. 2015. 65 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília-DF, 2015.
Resumo: O presente trabalho acadêmico está compõe-sede três partes, nas quais são feitos relatos importantes de momentos ímpares da trajetória de uma vida. A primeira parte é um memorial educativo, uma releitura da vida escolar, desde os primeiros rabiscos até o longo percurso da graduação em pedagogia. Nele são relatadas as dificuldades,os avanços, as disciplinas mais marcantes e os aprendizados que elas deixaram, o conhecimento e a rica experiência que foi conhecer a realidade das escolas, suas dificuldades, seus limites e suas possibilidades. No momento uma breve explanação sobre o queé família, suas configurações na sociedade atual, bemcomo a visão de alguns estudiosos sobre o que é participação, e quala importância da presença atuante dos pais ou familiares na vida escolar dos filhos. A fim de compreender as causas da ausência dos pais na escola trabalhou-se um projeto que propiciou uma análise bem pontual da realidade e identificação dos fatores que contribuem para que essa realidade se estabeleça. Finalmente, há um olhar cheio de esperança e otimismo para o futuro, apontando os sonhos e os planos para o futuro, vislumbrando uma carreira profissional calcada na formação continuada,numa atuação pedagógica consistente e inovadora, capaz de produzir um ensino de qualidade contribuindo para a formação integral dos alunos.
Abstract: This academic work is composed of three parts, which are made in important reports of odd times of the trajectory of a lifetime. The first part is an educational memorial, a retelling of school life, from the first sketches to the long journey from graduated in pedagogy. It difficulties are reported, advances, the most striking disciplines and learning that they have left, knowledge and rich experience that was to know the reality of schools, its difficulties, its limits and its possibilities. When a brief explanation of what family is, your settings in today's society as well as the view of some scholars about what's participation, and the importance of the active presence of parents or relatives in the school life of their children. In order to understand the causes of the absence of parents at the school worked out a project that provided a very timely analysis of reality and identification of factors that contribute to this reality is established. Finally, a look full of hope and optimism for the future, pointing dreams and plans for the future, envisioning a career grounded in continuing education in a consistent and innovative pedagogical action, capable of producing quality education contributing to the integral formation of students.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2015. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons