Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12632
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_CeciliaBicudodaRocha.pdf398,98 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O brincar na educação infantil
Autor(es): Rocha, Cecilia Bicudo da
Orientador(es): Deconto, Neuza Maria
Assunto: Educação de crianças
Brincadeiras
Atividades lúdicas
Data de apresentação: Dez-2015
Data de publicação: 28-Mar-2016
Referência: ROCHA, Cecilia Bicudo da. O brincar na educação infantil. 2015. 55 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Alexânia-GO, 2015.
Resumo: Está monografia intitulada O Brincar na Educação Infantil parte da convicção de que por meio das brincadeiras, jogos, sobretudo, na primeira etapa da Educação Básica trazem contribuições importantes para um desenvolvimento mais pleno da criança, tanto nos aspectos de construção do conhecimento, quanto no aprimoramento de suas habilidades motoras, intelectuais, individuais e sociais. Ela tem como objetivo principal investigar o brincar na infância com enfoque nos processos de escolarização de crianças entre quatro e cinco anos em três turmas - em uma escola da rede pública de educação infantil do município de Alexânia – GO. Dentre outras motivações que me levaram a escolher esse tema de estudo para minha monografia/TCC, está a constatação de que o ser humano em suas diferentes fases de desenvolvimento está sempre construindo novos conhecimentos e transformando os conhecimentos adquiridos. Destas aquisições surgem modos de atuação que vem se adequar melhor à sua vida, o que justifica a busca por construir de saberes e práticas para melhor adequação ao seu meio social e cultural. Baseadas nas teorias Vygotsky(2003) e Kishimoto (1993). Para o presente trabalho optei pela abordagem qualitativa de natureza descritiva pois permite maior contato com os participantes, envolvidos na pesquisa, a analise de dados foi feitas por meio das entrevistas feitas com as professores e as observações feita em sala de aula .
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2015. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons