Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12627
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AdrianaLopesdeAguiar.pdf1,52 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Os desafios da educação inclusiva na educação infantil : uma análise a partir do ponto de vista dos educadores
Autor(es): Aguiar, Adriana Lopes de
Orientador(es): Lacé, Andréia Mello
Assunto: Educação inclusiva
Educação de crianças
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 28-Mar-2016
Referência: AGUIAR, Adriana Lopes de. Os desafios da educação inclusiva na educação infantil: uma análise a partir do ponto de vista dos educadores. 70., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Mozarlândia-GO, 2015.
Resumo: A garantia do direito à educação infantil regida pela Constituição brasileira, sendo dever do Estado afiançar a oferta da educação infantil pública, gratuita e de qualidade, sem requisito de seleção tem gerando avanço da educação inclusiva nos últimos anos. Com base nesses pressupostos, esse trabalho de conclusão de curso tem como objeto de estudo as dificuldades encontradas pelos profissionais (psicopedagogas, professores e neuropedagogas) que atuam na prática inclusiva, especialmente na educação infantil da escola municipal Mundo Mágico; a percepção dos educadores sobre o trabalho pedagógico na educação inclusiva; o trabalho pedagógico para a construção do conhecimento e as perspectivas do educador no trabalho com a educação inclusiva. Para o desenvolvimento da pesquisa, o presente estudo teve como embasamento a revisão da literatura, a pesquisa qualitativa, com características etnográficas, composta por observação participante e aplicação de questionário individualmente à equipe multidisciplinar (psicopedagogas, neuropedagoga e professoras) que atuam na educação inclusiva, na escola pesquisada Mundo Mágico. Os resultados apontaram para uma escola que reconhece e valoriza a diversidade e conta com a dedicação dos professores que atuam na educação inclusiva. Por outro lado, há um longo caminho a ser percorrido em relação ao preparo docente para que a educação inclusiva seja de fato realidade, para todos aqueles que dela precisam.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2015. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons