Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12609
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_TallitaSantosCamara.pdf887,37 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise da eficiência operacional do SINE em uma abordagem estrutural do sistema de emprego, trabalho e renda e a qualidade do gasto público
Autor(es): Câmara, Tallita Santos
Orientador(es): Souza, Ludmila de Melo
Assunto: Programa Seguro Desemprego (PSD)
Assistência social - políticas
Gasto público
Sistema Nacional de Emprego (SINE)
Seguro-desemprego
Data de apresentação: 11-Dez-2013
Data de publicação: 24-Mar-2016
Referência: CÂMARA, Tallita Santos. Análise da eficiência operacional do SINE em uma abordagem estrutural do sistema de emprego, trabalho e renda e a qualidade do gasto público. 2013. 48 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Atualmente o seguro-desemprego destinado aos trabalhadores em situação de vulnerabilidade é uma das maiores políticas de assistência social brasileira sendo responsável por um alto custo aos cofres públicos. O foco do sistema de emprego brasileiro deve-se voltar para a intermediação da mão-de-obra de modo a diminuir o alto custo com beneficiários do programa seguro-desemprego. Por isso, torna-se necessário avaliar tanto a forma de se fazer tal política como sua estrutura buscando maior integralidade de ações e a conciliação entre eficiência e efetividade na condução das políticas sociais. Nessa perspectiva de busca na melhoria dos gastos públicos, a análise dos custos atribuídos aos serviços prestados torna-se fundamental para se analisar a eficiência alocativa de recursos no Sistema Nacional de Emprego. Em virtude disso esta pesquisa buscar subsidiar a normatização de um modelo operacional baseado nos agentes mais eficientes na prestação do serviço com vistas a desenvolver o uso mais racional dos recursos, reduzir gastos e possibilitar a melhor prestação dos serviços. Esta pesquisa objetivou verificar dentre os Estados, Municípios e Entidades celebrantes de Convênios Públicos quais são os mais eficientes na prestação do serviço de habilitação do seguro-desemprego. Utilizou-se como principal ferramenta de análise, a Análise Envoltória de Dados que buscou entender a relação entre as variáveis analisadas na medição de sua eficiência técnica. Observando-se que as Entidades foram os entes mais eficientes na prestação dos serviços de habilitação do seguro-desemprego, seguidos pelos Municípios e por último os Estados como menos eficientes.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons