Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12597
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_GuilhermePrux.pdf327,39 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação da eficiência técnica das concessionárias ferroviárias no Brasil por meio da análise envoltória de dados
Autor(es): Prux, Guilherme Farias
Orientador(es): Serrano, André Luiz Marques
Assunto: Ferrovias
Concessões administrativas
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 24-Mar-2016
Referência: PRUX, Guilherme Farias. Avaliação da eficiência técnica das concessionárias ferroviárias no Brasil por meio da análise envoltória de dados. 2015. 53 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A questão da infraestrutura ferroviária é um ponto indispensável para que o Brasil possa crescer e se desenvolver socioeconomicamente, principalmente tendo em vista que este é um dos principais meios de transporte utilizados no país para escoamento da produção. Considerando a futura expansão das malhas ferroviárias brasileiras previstas no Programa de Investimento em Logística (PIL) e no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a prática adotada pelo governo, de conceder a administração de trechos ferroviários a empresas privadas tem sido uma boa alternativa para fazer frente ao problema da escassez de recursos e ao mesmo tempo contribuir para as melhorias necessárias referentes a infraestrutura do Brasil. Para que tal prática funcione de forma adequada é necessário acompanhar de maneira corrente a prestação de serviço das empresas ferroviárias. Este trabalho busca avaliar e identificar a eficiência produtiva de doze concessionárias ferroviárias de carga no Brasil entre os anos de 2010 a 2015. A fim de ranqueá-las e com isso embasar as decisões relativas às novas concessões ferroviárias nacionais. Tal análise foi elaborada por meio da Análise Envoltória de Dados, a partir de modelos CCR e BCC, com orientação a inputs, divididos em oito cenários de modo que cada concessionária representou uma unidade tomadora de decisão (DMU) e os dados(imputs e outputs) coletados para o estudo foram disponibilizados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Os resultados obtidos com a pesquisa mostram que seis entre os oito modelos testados podem vir a serem utilizados pela ANTT para controlar os níveis de eficiência das concessionárias ferroviárias. Porém a hipótese inicial que defendia que as ferrovias mais antigas obteriam maiores escores foi refutada. Dessa forma, é nítida a necessidade de estudos a respeito da gestão individual de cada empresa, de forma que o motivo das mudanças de eficiência observadas nesse trabalho possam ser compreendidas adequadamente.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2015.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons